A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: Interfaces entre o pensamento neoliberal e a política educacional no Brasil na década de 1990. / THE REFORM OF SECONDARY EDUCATION: Interfaces between the neo-liberal thought and educational policy in Brazil in the 1990s.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Estudo da relação entre a política educacional brasileira, no contexto das reformas da década de 1990, e a hegemonia política do pensamento neoliberal no Brasil, no âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Enfoca elementos da conjuntura atual no sentido de reconstituir o processo de constituição da hegemonia do pensamento neoliberal a partir da crise do capitalismo na década de 1970. Analisa os aspetos gerais da reforma educacional da década de 1990, sobretudo a influência de organismos internacionais e a adesão subordinada do Estado brasileiro no sentido de absorver tais influências, materializando o consenso neoliberal na educação brasileira, tendo como foco de análise central a reforma do ensino médio e do ensino técnico, que originou a concepção de ensino médio presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Enfatiza que essa concepção se identifica ao pensamento pedagógico contemporâneo, expresso na pedagogia das competências para a empregabilidade, que fortalece o caráter da educação como um investimento econômico e eminentemente privado e em conformidade com as demandas do capitalismo neoliberal no que se refere à formação do trabalhador competitivo.

ASSUNTO(S)

high school ensino médio politica educacional reforma educacional new liberalism educational reformation pedagogy of competences for empregability pedagogia das competências para a empregabilidade neoliberalismo

Documentos Relacionados