Industria Fonografica
Mostrando 1-12 de 56 artigos, teses e dissertações.
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1. A gravadora Chantecler e a música regional do Brasil
RESUMO Este texto busca apresentar a trajetória da gravadora paulistana Chantecler que, desde sua criação, em 1958, teve um papel fundamental na produção de discos de artistas ligados à música regional brasileira, especialmente à música sertaneja. Até os anos 1990, tais gêneros musicais tendiam a ser menosprezados pelas gravadoras internacionais i
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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2. Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976)
RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedimentos musicais que fizeram parte da construção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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3. Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto.
Autor(es): Abreu, Martha
Editora da Unicamp. Publicado em: 2017
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4. Singin' Alone (1982) nas trilhas da música gravada brasileira
O artigo traz para o foco o álbum Singin' Alone, de Arnaldo Dias Baptista, lançado em 1982. Trata-se do álbum de estreia da gravadora independente Baratos Afins que está, desde então, em atividade na cidade de São Paulo e do segundo disco solo do artista, ex-integrante do grupo musical Mutantes. Singin'Alone surge de um intrincado conjunto de referenci
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2015-08
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5. O caso do Som Imaginário: contracultura, experimentação e indústria fonográfica entre as décadas de 1960 e 1970
A banda Som Imaginário surgiu no ano de 1969 com o intuito de acompanhar o músico Milton Nascimento em sua turnê na qual promovia seu álbum Milton (1970). Nos anos seguintes, o grupo pôde alçar vôos independentes que resultaram em três discos gravados pela Odeon em 1970, 1971 e 1973. Neste artigo, pretendemos articular a produção musical do grupo c
Per musi. Publicado em: 2014-12
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6. O Mercado de Música Digital: um estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro
RESUMO A convergência entre tecnologia, Internet e música resultou em grandes desafios para a indústria fonográfica mundial. Apesar do crescimento no volume de receitas de música digital, a indústria fonográfica vem diminuindo significativamente nos últimos anos. Para atrair novos clientes e competir com outras formas de aquisição de música na red
Rev. bras. gest. neg.. Publicado em: 2014-12
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7. Wilson Simonal em campo: reflexões sobre o álbum México 70
Análise do álbum México 70 de Wilson Simonal, lançado pela gravadora Odeon mexicana em 1970. Buscamos compreender como as dimensões internas do disco, especialmente no que tange às orientações estético-musicais, condensaram alguns conflitos simbólicos presentes no processo de internacionalização da cultura e da consolidação da indústria fonogr
Per musi. Publicado em: 2013-12
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8. Martinho da Vila: uma nova linhagem do samba nos anos de 1970
Após uma trajetória inicial como compositor ligado às escolas de samba, Martinho da Vila fez sua estreia na indústria fonográfica com o lançamento de seu primeiro LP Martinho da Vila , no ano de 1969. O presente texto trata da primeira faixa desse disco, que reúne três sambas de sua autoria: Boa noite, Carnaval de ilusões (em parceria com Gemeu) e C
Per musi. Publicado em: 2013-12
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9. As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam
O objetivo do artigo é analisar a construção colaborativa de sistemas de classificação no campo da música popular e discutir de que forma podem diferir daqueles enunciados e orientados pela indústria da música até então. Portanto, comparou-se a classificação colaborativa da música popular que emerge na Internet com aquela utilizada pela Indústr
Transinformação. Publicado em: 2013-08
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10. Downloads legais versus ilegais: como aumentar a legalidade no consumo de música?
Um grande problema da indústria fonográfica é lidar com os consumidores que fazem download de músicas pela internet de modo considerado ilegal sem pagar direitos autorais. O objetivo deste artigo é explorar quais fatores levariam ao consumidor universitário a aumentar a legalidade dos seus downloads de música. Descarregar música da internet sem pagar
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2013-08
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11. Da geração de eletricidade aos divertimentos elétricos: a trajetória empresarial de Alberto Byington Jr. antes da produção de filmes
Este artigo aborda a trajetória de Alberto Byington Júnior e da empresa criada por seu pai antes do início de sua carreira como produtor cinematográfico na década de 1930. As atividades da Byington & Cia em geração de eletricidade, engenharia elétrica e importação de equipamentos elétricos precederam o investimento da empresa na indústria cultura
Estud. hist. (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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12. RECEPÇÃO NA CULTURA DIGITAL: o caso da música desmaterializada / RECEPTION IN THE DIGITAL CULTURE: the case of dematerialized music
Este trabalho realiza um estudo de recepção da música desmaterializada, com base nos Estudos Culturais, nos ambientes da cultura digital e da modernidade tardia. Entende como música desmaterializada a música que migra dos suportes físicos (LP, CD, K7, DVD) para o ambiente virtual. Aplica um questionário a 76 ouvintes para compreender como lidam com ta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/12/2012