Living in other people s homes : domiciliary shelter, creation and adoption in the city of São Paulo (1765-1822) / Vivendo em lares alheios : acolhimento domiciliar, criação e adoção na cidade de São Paulo (1765-1822)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Na cidade de São Paulo, a assistência pública à crianças e jovens órfãos e abandonados surgiu no ano de 1825 com a organização de uma Casa de Expostos e Órfãos. No período anterior, os pais e mães que não podiam, ou não queriam ficar com os filhos, contavam somente com o auxílio particular oferecido por pessoas que recebiam e criavam a prole alheia. Amplamente difundida na América Portuguesa, a prática do acolhimento domiciliar de crianças e jovens era uma das faces de um complexo sistema de redes sócio-culturais. O objetivo desta tese é analisar essa prática sócio-cultural na cidade de São Paulo, entre 1765 e 1822, buscando delinear as motivações ao acolhimento e as relações estabelecidas entre acolhedores e acolhidos.

ASSUNTO(S)

menores abandonados foster family care são paulo (sp) social welfare family crianças adotadas adoped children assistencia a menores assistencia social familia abandoned children lares adotivos protection of children

Documentos Relacionados