Um estudo da tecnica de doze sons em obras selecionadas : Hans Joachim Koellreutter e Cesar Guerra-Peixe / A study of twelve-tone composition in selected pieces: Hans Joachim Koellreutter e Cesar Guerra-Peixe
AUTOR(ES)
Adriano Braz Gado
DATA DE PUBLICAÇÃO
2005
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de análise em peças de compositores brasileiros que empregaram a técnica de doze sons: Hans Joachim Koellreutter e César Guerra-Peixe. O estudo se justifica por proporcionar o entendimento de obras de relevância histórica no panorama da música do Brasil, porém ainda não exploradas sob o ponto de vista de suas estruturas. A metodologia constou do estudo da história, da teoria e da análise da música no século vinte, das técnicas de análise e das técnicas de composição; da aplicação da análise nas peças, do estudo ao piano e da edição digitalizada das obras manuscritas. A análise está dividida, considerando os aspectos de: motivos e conjuntos; séries e sua utilização; células rítmicas e texturas. A conclusão aponta os processos usados pelos compositores no tratamento original das séries de doze sons e em outras associações de alturas. Com este estudo, espera-se contribuir para maior conhecimento e divulgação da música de compositores brasileiros do século vinte
ASSUNTO(S)
musica musical analysis twelve-tone composition analise musical music dodecafonismo
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000377920Documentos Relacionados
- César Guerra-Peixe: suas obras para violão
- O Melos e Harmonia Acústica (1988) de César Guerra-Peixe, Koellreutter e Hindemith: similaridades e princípios básicos
- De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise
- Fases e gênero nas canções de Guerra-Peixe a década de 50
- LIMITES DO PROJETO MODERNISTA: Guerra-Peixe entre o folclore e os grandes centros