(L)-Goniotalamina induz danos ao DNA, apoptose e reduz os níveis de RNAm de BIRC5 (survivina) em linhagem de câncer de pulmão de células não-pequenas (NCI-H460)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/01/2011

RESUMO

A (D)-Goniotalamina (D-GNT) é um metabólito secundário encontrado em plantas do gênero Goniothalamus sp., que são comuns na Malásia. Esta molécula tem atraído a atenção dos pesquisadores devido à sua citotoxicidade seletiva contra células tumorais e também por sua capacidade em induzir apoptose. A (L)-Goniotalamina (L-GNT) é o enantiômero sintético da (D)-Goniotalamina, e seu mecanismo de ação ainda é pouco conhecido, mas estudos demonstram que, em relação a algumas linhagens celulares, esta molécula demonstra uma atividade antiproliferativa mais significativa e também apresenta algumas diferenças no seu mecanismo de ação em relação à forma natural. Neste trabalho, avaliamos os efeitos da L-GNT na citotoxicidade (MTT), cinética de proliferação celular, indução de apoptose, genotoxicidade (Ensaio do Cometa) e na expressão gênica (RT-qPCR) de alguns genes relacionados à apoptose e ciclo celular (BAX, TP53 e BIRC5) em linhagem celular de câncer de pulmão de células não-pequenas (NCI-H460). Nossos resultados demonstraram que a L-GNT reduziu a sobrevivência celular de modo dose-dependente, induziu apoptose significativamente na concentração de 25 μM; que todas as concentrações testadas (2,5; 12,5 e 25 μM) foram genotóxicas e que a maior concentração reduziu significativamente os níveis de expressão de BIRC5, gene que codifica para a proteína survivina. Os dados obtidos sugerem que a citotoxicidade demonstrada pela L-GNT se deve à indução de morte celular por apoptose, possivelmente através da indução de danos ao material genético e da regulação negativa dos níveis de expressão do gene BIRC5. A modulação da resposta apoptótica e a regulação da expressão de survivina são mecanismos de grande interesse para o desenvolvimento de novos fármacos para a terapia do câncer, logo, nossos dados apontam a L-GNT como um agente anticâncer em potencial e novos estudos devem ser realizados para se elucidar como esta molécula regula a expressão de BIRC5.

ASSUNTO(S)

células cancerosas - proliferação células cancerosas - pulmões células cancerosas - efeito citotóxico apoptose - indução genética goniotalamina cancer cells lungs cancer cells proliferation apoptosis induction

Documentos Relacionados