Investimentos em renda variável : o perfil do investidor dos clientes do Segmento Estilo da agência Bento Gonçalves (RS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As agências do Banco do Brasil se caracterizam por serem aplicadoras ou captadoras de recursos, conforme o volume financeiro que emprestam ou que captam de terceiros. A Agência Bento Gonçalves é caracteristicamente captadora de recursos e tem seu resultado econômico ancorado no retorno que os investimentos de seus clientes proporcionam para a Dependência. O resultado proporcionado pelos produtos de captação é decorrente da taxa cobrada pela administração dos recursos investidos. Dentro do portfólio de investimentos oferecido pelo Banco, encontram-se itens com taxas de administração que variam de 0,5% a.a. a 5,5% a.a. Os investimentos livres de risco retornam menor rentabilidade para a Instituição. No período 2005-2007, observou-se, naquela Agência, concentração de investimentos nesses produtos. O objetivo deste trabalho seria o de examinar essa situação, na tentativa de descobrir por que motivo os clientes preferiam os investimentos mais conservadores, determinando menores ganhos para o conglomerado do Banco do Brasil. A pesquisa realizada deixou transparecer a preferência dos clientes por investimentos que conservassem capital. Das respostas da investigação realizada, concluiu-se que o perfil conservador do grupo era conseqüência principalmente da faixa etária dos indivíduos – concentração de pessoas com mais de 46 anos – bem como do fato da maioria dos mesmos ter pessoas que dependiam economicamente deles – predominância de mais de dois dependentes por indivíduo. Concluiu-se que a Agência deveria reciclar sua base de clientes, cuja média etária se revelou elevada. A pesquisa determinou também a necessidade de se promover treinamento aos funcionários de modo a uniformizar as condições técnicas para oferta de produtos.

ASSUNTO(S)

marketing bancario mercado financeiro cliente : caracterização e/ou classificação finanças pessoais finanças comportamentais : risco financeiro banco do brasil

Documentos Relacionados