Instrumentos de coleta de citopatológico de colo uterino que melhoram a representatividade de células endocervicais na amostra estão relacionados a maior detecção de atipias celulares?

AUTOR(ES)
FONTE

Núcleo de Telessaúde Rio Grande do Sul

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/06/2023

RESUMO

A combinação de escova e espátula estendida parece ser a melhor combinação em obter esfregaços com células endocervicais, mas nenhum instrumento é capaz de aumentar a detecção de atipias.

O fator mais importante em obter um esfregaço adequado parece ser o treinamento do clínico em realizar o teste acuradamente. A repetição do exame no caso de ausência de células endocervicais não parece justificada frente as evidência atuais. Tais conclusões têm impacto direto sobre a prática em saúde da mulher do médico e da enfermeira de APS. Muitos programas recomendam repetições desnecessárias e gastam com materiais de coleta que não melhoram a detecção de atipias, quando treinar melhor os profissionais que coletam o Papanicolau poderia ser um investimento mais útil.

Nenhum estudo mostrou aumento significativo na detecção de atipias no esfregaço obtido com diferentes instrumentos quando comparados a espátula de Ayre.

Os ensaios clínicos não conseguiram demonstrar diferença estatística para a associação entre presença e grau de atipias e a presença de células endocervicais. Estudos observacionais mostravam associação entre o grau de atipia e a presença de células endocervicais.

Somente um estudo seguiu as mulheres para observar se aquelas com esfregaços com e sem células endocervicais teriam maior incidência de atipias. Este estudo sugere que não houve aumento da detecção de doença em mulheres com esfregaços com células endocervicais.

ASSUNTO(S)

apoio ao diagnóstico enfermeiro x86 esfregaço de papanicolau / colpocitologia oncótica anormal colo do Útero esfregaço vaginal 1a – estudos de revisão sistemática / ou estudos ensaios clínicos randomizados (ecr) enfermeria prevenção e controle do câncer

Documentos Relacionados