Inervação noradrenérgica na ativação da glândula de veneno da serpente Bothrops jararaca. / Noradrenergic innervation in activation of venom gland of Bothrops jararaca snake.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste trabalho, mostramos que a extração de veneno promove aumento na ativação dos fatores de transcrição NFkB e AP-1. Noradrenalina, liberada após extração de veneno, é responsável por esse aumento. A estimulação dos adrenoceptores a e b estão envolvidos nessa resposta, entretanto, o grau de ativação de AP-1 é alterado dependendo do tempo. Foi verificado dimorfismo sexual na ativação dos fatores de transcrição da glândula de veneno, sendo a ativação de NFkB mais rápida nas fêmeas do que nos machos e a ativação de AP-1 maior nas fêmeas. Mostramos ainda que a extração de veneno ativa a glândula de veneno através da estimulação da inervação noradrenérgica. Noradrenalina atuando em adrenoceptores a e b regula a síntese de proteínas da glândula de veneno e não a síntese de toxinas do veneno. Em conclusão, a estimulação da inervação noradrenérgica desencadeia o ciclo de produção de veneno regulando a síntese de proteínas da glândula que provavelmente são essenciais para sua ativação e posterior produção de veneno, através da ativação de fatores de transcrição. Thesis: Noradrenergic Innervation in activation of venom gland of Bothrops jararaca snake.

ASSUNTO(S)

fatores de transição andrenoceptores serpente snake transcription factors adrenoceptors venom gland bothrops jararaca glândula de veneno bothrops jararaca noradrenergic innervation inervação noradrenérgica

Documentos Relacionados