Impact of vascular endothelial growth factor on monocytes derived dendritic cells maturation in vitro. / A influência do fator de crescimento endotelial vascular na maturação "in vitro" de células dendríticas derivadas de monócitos.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Células dendríticas (DCs) são as responsáveis por orquestrar a resposta imunológica adaptativa através da estimulação de células T. Na imunoterapia do câncer, as DCs são um dos principais alvos de estimulação. Entretanto a maturação anormal destas pode interferir no resultado final da resposta imune. Neste estudo, analisaram-se os efeitos causados pelo fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) na maturação de DCs. Nas DCs maturadas em presença de VEGF, utilizando-se citoquímica, constatou-se alterações morfológicas, como número reduzido de dendritos e citoplasma basofílico; a análise de expressão gênica global por microarranjos de DNA mostrou grande variação da expressão de genes relacionados com adesão celular e citoesqueleto. Na avaliação funcional verificou-se redução da capacidade das DCs de ativar linfócitos. Juntos esses resultados sugerem que células expostas ao VEGF seriam menos especializadas. A compreensão do impacto do VEGF em mecanismos de maturação celular contribui para o entendimento da supressão imunológica nos tumores que secretam VEGF.

ASSUNTO(S)

immunossupression monocytes células dendríticas imunologia celular imunossupressão monócitos cell immunology dendritic cell

Documentos Relacionados