IdentificaÃÃo de boas prÃticas no desenvolvimento e de objetos de aprendizagem em empresas nacionais

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Muitos estudos mostram que o uso de ferramentas de tecnologias de informaÃÃo e multimÃdia à apontado como capaz de proporcionar progressos significativos no processo educacional. A busca por mecanismos computacionais que permitam a evoluÃÃo destas tÃcnicas nÃo pÃra de crescer e entre estas tecnologias destacam-se os âObjetos de Aprendizagemâ, que sÃo recursos educacionais desenvolvidos a partir de objetos pedagÃgicos, com o intuito de mediar o processo de ensino e aprendizagem. Estes objetos podem ser combinados de vÃrias maneiras, permitindo compor unidades de aprendizagem capazes de prover estratÃgias diversificadas e adequadas Ãs necessidades dos alunos. No entanto, hà uma grande dificuldade por parte dos educadores em incorporar essas ferramentas tecnolÃgicas à prÃtica pedagÃgica e, alÃm disso, a construÃÃo destes objetos de aprendizagem ainda suscita enormes desafios aos professores e pesquisadores. Para mudar esse quadro à preciso o esforÃo conjunto de profissionais das Ãreas de EducaÃÃo, Psicologia e InformÃtica para a concepÃÃo e desenvolvimento de softwares educacionais com qualidade. Este trabalho tem como objetivo identificar boas prÃticas de metodologias de concepÃÃo de objetos de aprendizagem e avaliar como tais prÃticas contribuem no desenvolvimento, considerando as necessidades de uma equipe multidisciplinar

ASSUNTO(S)

objetos de aprendizagem educational software software educativo metodologias de desenvolvimento ciencia da computacao development methodologies learning objects

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