Graciliano Ramos: formaÃÃo intelectual, literÃria e campo de conflito da escritura em S. Bernardo. / Graciliano Ramos: intellectual, literary training and Field of Conflict of Scripture in St. Bernard
AUTOR(ES)
Francisco Glauco Gomes Bastos
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
13/01/2012
RESUMO
Para que se desenvolva uma pesquisa acerca da formaÃÃo intelectual e literÃria de Graciliano Ramos torna-se imprescindÃvel recorrer à fortuna crÃtica existente sobre o autor de S. Bernardo, no intuito de se identificar, primeiramente, sua trajetÃria como leitor. à necessÃrio, pois, que se faÃa um levantamento histÃrico dos principais fatos que marcaram a primeira metade do sÃculo XX, principalmente, no Brasil, para que se torne evidente o itinerÃrio percorrido pelo escritor alagoano, bem como suas leituras preferidas, alÃm de se procurar demarcar os espaÃos em que ele conviveu e as pessoas com quem se relacionou. Em razÃo disso, à proposta, nesta pesquisa, uma investigaÃÃo da trajetÃria literÃria de Graciliano Ramos à luz de categorias como campo literÃrio, apresentada por Pierre Bourdieu em As Regras da Arte (1996); paratopia e contexto, à luz das ideias de Dominique Maingueneau, em O contexto da obra literÃria (1995), no intuito de se discutir o processo de formaÃÃo do escritor, utilizando-se como apoio de suas obras Linhas Tortas (1962), MemÃrias do CÃrcere (1953) e InfÃncia (1945). Ainda, nesta pesquisa, procura-se discutir os conceitos de influÃncia e desleitura, à luz da teoria de Harold Bloom, atravÃs, respectivamente, das obras A AngÃstia da InfluÃncia (1991) e Um Mapa da Desleitura (s.d.), tendo como apoio suas obras AngÃstia (1936), S. Bernardo (1934) e MemÃrias do CÃrcere (1953). PropÃe-se, ainda nesta fase da pesquisa, detectar as influÃncias de Machado de Assis na obra de Graciliano Ramos, bem como o seu esforÃo para livrar-se de tal influÃncia, para tornar-se tambÃm um âPoeta Forteâ. Discutem-se ainda os conceitos de estilo e escritura, à luz das ideias de Roland Barthes, em O grau zero da escritura (1953), e MÃrio de Andrade, em âO Artista e o ArtesÃoâ. In: O Baile das quatro artes.(1975). Desse modo, a pesquisa Graciliano Ramos: FormaÃÃo Intelectual, LiterÃria e Campo de Conflito da Escritura em S.Bernardo encontra-se dividida em trÃs capÃtulos: O Brasil na primeira metade do sÃculo XX, A paratopia em Graciliano Ramos e A AngÃstia da InfluÃncia em Graciliano Ramos. HÃ, ainda, em anexo, um artigo de minha autoria intitulado âAspectos SemiÃticos em S.Bernardoâ, que procura destacar na obra de Graciliano Ramos as relaÃÃes semiÃticas dentro da crÃtica literÃria; e uma âBreve HistÃria da EstÃticaâ, extraÃda de uma pÃgina da Internet, de autoria de Carlos Fontes. Essa divisÃo da pesquisa em trÃs capÃtulos permite a construÃÃo de um mapa que evidencia os deslocamentos de Graciliano Ramos na formaÃÃo de sua trajetÃria intelectual e artÃstica, a qual o coloca entre os maiores escritores da Literatura Brasileira.
ASSUNTO(S)
literatura comparada campo literÃrio contexto paratopia influÃncia escritura estilo the literary field context paratopia influence writing style ramos,graciliano,1892-1953 - crÃtica e interpretaÃÃo ramos,graciliano,1892-1953 - livros e leitura influÃncia(literÃria,artÃstica,etc.) paratopia(literatura)
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7017Documentos Relacionados
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