Machado de Assis: formaÃÃo e autonomia literÃria em MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas / Machado de Assis: formation and literary autonomy in MemÃrias PÃstumas de BrÃs Cubas

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/08/2010

RESUMO

Este trabalho procura considerar o texto literÃrio com base nas trÃs instÃncias principais da comunicaÃÃo literÃria: autor, obra e leitor. O primeiro capÃtulo expÃe as condiÃÃes gerais que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de Machado de Assis e de sua obra, levando em consideraÃÃo as condiÃÃes materiais segundo as quais autor e obra circunscrevem-se no campo abrangente das produÃÃes culturais. Trabalhamos com base no conceito de campo literÃrio desenvolvido por Pierre Bourdieu, anÃlogo ao de sistema literÃrio, por Antonio Candido. O segundo capÃtulo apresenta alguns dos recursos composicionais de que se valeu o escritor Machado de Assis. SÃo discutidas diversas conceituaÃÃes de intertextualidade e de influÃncia, importantes conceitos com que trabalha o comparatismo literÃrio. Os principais pesquisadores de cujos trabalhos nos servimos sÃo Sandra Nitrini e Tania Carvalhal, que sistematizam as noÃÃes conceituais de importantes teÃricos de Literatura Comparada, bem como de categorias de Harold Bloom. O terceiro capÃtulo dedica-se à obra na qual se concentra a nossa proposta de leitura, MemÃrias pÃstumas de BrÃs Cubas (1881), por meio da qual, visto que representa uma chave para a compreensÃo da obra machadiana entÃo amadurecida, afirma-se a autonomia literÃria do escritor. Buscamos investigar como Machado de Assis construiu o autor-narrador desta obra, do qual destacamos a atitude autorreflexiva, que se desdobrarÃ, na narrativa, nas propriedades da temporalidade e da afetividade. Essa atitude autorreflexiva faz o narrador BrÃs Cubas empreender a busca de si mesmo, na medida em que propicia um intenso diÃlogo com toda uma tradiÃÃo nÃo somente de literatos, mas de pensadores, situando a obra em um abrangente campo ideolÃgico. Procuramos salientar que esse campo de ideias, tal como à configurado na obra, constitui uma das inovaÃÃes de composiÃÃo de Machado de Assis e, com isso, confirma a originalidade e a maestria do escritor brasileiro, cuja obra perpassa diversas Ãreas das Humanidades.

ASSUNTO(S)

campo ideolÃgico atitude autorreflexiva autonomia literÃria influÃncia campo literÃrio letras literary field influence literary autonomy autoreflexive attitude ideological field assis,machado de,1839-1908.memÃrias pÃstumas de brÃs cubas - crÃtica e interpretaÃÃo influÃncia(literÃria,artÃstica,etc.) intertextualidade

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