From the feeling to the meaning: a study of the pedagogical practices of the teachers due to the demands for a better quality of teaching / Do sentir ao significar: um estudo das práticas pedagógicas de docentes face às exigências por melhoria da qualidade de ensino.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O presente estudo analisou a prática pedagógica de docentes do CAIC JMOM, uma escola estadual de Teresina- PI, face às exigências por melhoria da qualidade de ensino advindas das políticas educacionais atuantes na referida instituição. Desse modo, fez-se importante: descrever a organização e a gestão escolar, focalizando o cotidiano da instituição e o movimento de seus agentes dentro desse espaço; apresentar os percursos formativos vivenciados pelos docentes, os quais contribuíram para incorporar o habitus que orienta suas ações no cotidiano escolar. Por último, buscou identificar como os docentes desenvolvem o seu trabalho no chão da sala de aula e de que forma estes atendiam ao princípio de qualidade no ensino. Partiu do pressuposto de que o fazer docente é executado pelo educador quando este passa a atribuir sentido e significado sobre a realidade experienciada, gerando possibilidades de ação que contribua para uma prática emancipada. Nesse sentido, a concepção de pesquisa aqui utilizada pressupõe uma prática que traz consigo múltiplas possibilidades de entendimento. Desta forma, apóia-se em estudos que revelam a necessidade da compreensão do universo epistemológico do fazer pedagógico em sala de aula (THERRIEN &SOUZA, 2000), assim como apreensão de um contexto histórico social específico que contribui para tomada de decisão dos docentes em seu cotidiano escolar (TARDIF, 2007). Por sua vez, a leitura proposta neste estudo segue a linha praxiológica, que concebe as relações sociais como sendo dialéticas, na qual a convergência entre um habitus e um campo (conjuntura) engendra grande parte das ações dos agentes sociais (SETTON, 2002a). Para alcançar os objetivos acima descritos, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante, entrevistas narrativas e de explicitação. A partir do contato diário com o cotidiano escolar pesquisado, foram verificadas tessituras que se constituíram por fatos e acontecimentos que germinaram da incorporação de um discurso alegórico presente na instituição pesquisada de que os alunos precisam aprender mais e melhor!. Portanto, o discurso da qualidade, insistentemente pronunciado, foi o cenário que serviu de pano de fundo para a compreensão da prática docente, como esta era organizada, pensada, refletida e executada. Ao instituir um intenso diálogo com a perspectiva praxiológica foi observado que as posições ocupadas pelos docentes no campo pedagógico são determinadas pelas decisões hierárquicas de políticas educacionais que redefinem seus critérios de qualidade à medida que absorviam regras internacionalmente legitimadas. De maneia geral, o trabalho contemplou o percurso de uma busca que não se esgotou, mas que ajudou a dirimir as inquietações sobre a prática docente situada em um espaço/tempo específico.

ASSUNTO(S)

professores - teresina(pi) - atitudes sense escolas - organização e administração - teresina(pi) quality sentidos meaning prática pedagógica significados educacao prática de ensino - teresina(pi) qualidade pedagogical practice professores - formação - teresina(pi)

Documentos Relacionados