Evidenciação da gestão de riscos do COSO no relatório da administração de empresas brasileiras com ADRs / The evidences of the administration of risks of COSO at the management of Brazilian enterprises with ADRs

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/12/2008

RESUMO

O objetivo geral deste estudo é analisar o conteúdo de evidenciação da gestão de riscos, considerando a metodologia do COSO, em empresas brasileiras com emissão de ADRs na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). A pesquisa insere-se na linha de pesquisa Controle de gestão do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. A pesquisa caracteriza-se como descritiva realizada por meio de abordagem quantitativa e qualitativa a partir da análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada nos relatórios da administração do ano de 2007 de 28 empresas brasileiras emitentes de ADRs. Os resultados da pesquisa mostram que, em geral, não há padronização quanto aos itens utilizados pelas empresas para destacarem informações sobre suas ações de gestão de riscos. Foram encontrados 72 itens com informações sobre gestão de riscos das empresas pesquisadas. Com relação aos ambientes do COSO, de modo geral, todos os ambientes foram identificados, mas destacam-se os ambientes de atividades de controle, com 99 termos evidenciados, e identificado de riscos, com 82 termos evidenciados. Do total de empresas pesquisadas, sete, ou seja, 25% da amostra total evidenciam características superiores a 50% dos itens recomendados pelo COSO; e 17 empresas (60.71%) evidenciam características inferiores a 47.66% das informações básicas observadas. Desse modo. 10 empresas tiveram seus relatórios classificados como informado incompleta curta: sete, como informação incompleta média e sete como informação incompleta longa e quatro empresas ainda não evidenciaram a gestão de riscos em seus RA. Conclui-se que o nível de evidenciação das informações relativas a gestão de riscos previstos no COSO das empresas brasileiras com emissão de ADRs na NYSE é baixo, não atendendo as práticas de full disclosure desejadas no mercado de capitais, visto que 75% das empresas pesquisadas apresentam informações incompletas (60.72%) ou inexistentes (14.28%)

ASSUNTO(S)

evidenciação gestão de riscos coso relatório da administração empresas brasileiras com adrs administracao disclosure administration of risks coso management report brazilian enterprises with adrs.

Documentos Relacionados