Evaluation of the generalized likelihood ratio test of hypotheses on the genetic control of continuous traits. / AvaliaÃÃo da razÃo de verossimilhanÃa generalizada em testes de hipÃteses sobre o controle genÃtico de caracterÃsticas contÃnuas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

Estudos de heranÃa genÃtica em plantas sÃo realizados para caracterizar os efeitos genÃticos e verificar a existÃncia de um gene de efeito maior e/ou de genes de pequeno efeito (âpoligenesâ). Quando a caracterÃstica de interesse à contÃnua, a verossimilhanÃa à baseada em modelos de misturas de densidades normais. Uma vez que nÃo hà testes exatos evidentes para julgar a existÃncia de um gene de efeito maior, a razÃo de verossimilhanÃa generalizada à em geral utilizada, considerando a aproximaÃÃo de qui-quadrado. Este trabalho objetivou avaliar esta estatÃstica de teste atravÃs de simulaÃÃo em computador. Dados foram simulados, considerando particularidades de genealogia tÃpicas de tais estudos e duas condiÃÃes sob a hipÃtese de nulidade, ou seja, sem a presenÃa de um gene de efeito maior e sem a presenÃa de genes de pequeno efeito (poligenes), para avaliar o controle do erro tipo I. O poder do teste foi avaliado com ambos presentes. No processo de simulaÃÃo, foram variados o tamanho de amostra e valores do coeficiente de herdabilidade. Resultados indicaram que, embora a distribuiÃÃo empÃrica da razÃo de verossimilhanÃa se tenha desviado significativamente da distribuiÃÃo de qui-quadrado, houve controle do erro tipo I, considerando um nÃvel de significÃncia nominal de 5%. O poder à elevado para detectar poligenes e gene de efeito maior, em geral. O poder à baixo para detectar gene de efeito maior quando a proporÃÃo da variaÃÃo genÃtica explicada por este à baixa.

ASSUNTO(S)

simulaÃÃo de dados estatistica misturas de normais major gene gene de efeito maior computer simulation mixtures of normal

Documentos Relacionados