Literatura Comparada Brasileira E Argentina Teses
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
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1. Literatura e performance: incursões teóricas a partir da escrita literária de Lemebel, Lispector, Prata e Saer
Nesta tese, a partir da leitura de obras dos escritores Antônio Prata (Brasil), Clarice Lispector (Brasil), Juan José Saer (Argentina) e Pedro Lemebel (Chile), do delineamento de uma genealogia não exaustiva dos usos do termo performance e de alguns estudos já existentes sobre escrita performática, de uma aproximação dialógica com algumas reflexões
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
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2. A voz poética dos protagonistas: a (re)construção do real em La ocasion, de Juan José Saer, e em Dom Casmurro, de Machado de Assis
Analisa-se a voz poética dos narradores de La Ocasión, de Juan José Saer, e de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Assim, o primeiro passo consta da pesquisa e estruturação narratológica da postura desses narradores heterodiegético e homodiegético, respectivamente. A voz narrativa se mostra como o princípio para se consolidar o estudo da poética que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/02/2011
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3. Chapeuzinho vermelho e Caperucita roja: uma investigação de reescritas com base na representação (visual) de atores sociais e na representação da ação social.
Esta tese parte do conceito de reescrita de Lefevere (2007) para, sob uma perspectiva linguística dos estudos da tradução, investigar reescritas de contos de fadas em português do Brasil e em espanhol da Argentina. A tradução é vista por Lefevere como um dos muitos tipos de reescritas, e o tradutor (bem como qualquer outro reescritor) como um intermed
Publicado em: 2011
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4. "Eu existo pelo nome que te dei" :: Ana C. por Bernardo Carvalho
O estudo comparativo dos corpos teóricos que formam os universos de escrita de Ana Cristina Cesar e Bernardo Carvalho, a partir da interlocução filosófica e artística delineada entre eles, quando da leitura de Teatro (1998), possibilitou um diálogo amplificado com a cultura, entendida aqui como espaço de investigação e intervenção. Nessa obra de B
Publicado em: 2009