Estudo dos efeitos comportamentais e neuroquÃmicos do extrato padronizado de Justicia pectoralis (chambÃ) em camundongos / Behavioral and neurochemical study of standardized extract of justicia pectoralis (CHAMBÃ) in mice.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

17/07/2009

RESUMO

O extrato padronizado de chambÃ, preparado a partir das partes aÃreas da Justicia pectoralis Jacq. var stenophylla Leonard, foi avaliado em modelos animais clÃssicos para screening de drogas com atividade em ansiedade, depressÃo, sedaÃÃo e convulsÃo, tais como, labirinto em cruz elevado (LCE), claro/escuro, campo aberto, rota rod, nado forÃado, suspensÃo da cauda, tempo de sono induzido por pentobarbital e convulsÃo induzida por pentilenotetrazol, e em estudo neuroquÃmico, atravÃs da concentraÃÃo de monoaminas e seus metabÃlitos, tais como dopamina (DA), Ãcido diidrofenil acÃtico (DOPAC), Ãcido homovalÃnico (HVA), noradrenalina (NE), 5-hidroxitriptamina (5-HT) e Ãcido 5-hidroxindolacÃtico (5-HIAA). O chambà foi administrado de forma aguda em todos os testes, nas doses de 50, 100 e 200 mg/kg, atravÃs da via oral (v.o.) Os resultados mostraram que o extrato apresentou efeito ansiolÃtico nos modelos LCE e claro/escuro, pois aumentou todos os parÃmetros analisados no LCE, como NEBA, PEBA, TPBA e PTBA, assim como o tempo de permanÃncia no box claro no claro/escuro. Este efeito està possivelmente relacionado com o sistema gabaÃrgico jà que o flumazenil, antagonista dos receptores GABAA/BenzodiazepÃnico, reverteu o efeito ansiolÃtico do chambà no LCE. No teste do campo aberto, nÃo foi observado nenhuma alteraÃÃo na atividade locomotora, bem como no nÃmero de grooming e rearing. O chambà apresentou efeito depressor do Sistema Nervoso Central (SNC), pois nos testes nado forÃado e suspensÃo da cauda, aumentou o tempo de imobilidade dos animais. A avaliaÃÃo sedativa/hipnÃtica do chambÃ, no teste do tempo de sono induzido por pentobarbital, mostrou que nÃo houve alteraÃÃo na duraÃÃo do sono dos animais, descartando efeito sedativo. No teste da convulsÃo induzida por pentilenotetrazol, o chambà nÃo alterou a latÃncia de convulsÃo, bem como a latÃncia de morte. Esse resultado sugeriu que o chambà nÃo possui efeito anticonvulsivante. A avaliaÃÃo neuroquÃmica comprovou o efeito depressor do extrato, pois foi verificada uma reduÃÃo da concentraÃÃo das monoaminas. Em conclusÃo, esses efeitos mostraram que o chambà apresenta efeito ansiolÃtico, provavelmente relacionado com o sistema gabaÃrgico e efeito depressor, desprovido de atividade anticonvulsivante e sedativa.

ASSUNTO(S)

anxiety depression monoamines acanthaceae umbeliferonas cumarÃnicos farmacologia justicia pectoralis chambà ansiedade depressÃo monoaminas justicia pectoralis chamba

Documentos Relacionados