Estudo comportamental e neuroquÃmico em ratos periadolescentes submetidos ao tratamento agudo e subcrÃnico com efavirenz. / Behavioral and neurochemical study in periadolescent rats submitted to acute and subchronic treatment with efavirenz.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2011

RESUMO

A terapia antirretroviral revolucionou o tratamento dos pacientes portadores do vÃrus da imunodeficiÃncia humana (HIV) porque melhorou o estado clÃnico destes pacientes. à essencial que no mÃnimo uma das drogas utilizadas nesta terapia atravesse bem a barreira hemato-encefÃlica, jà que o HIV alcanÃa o sistema nervoso central (SNC), causando danos. O Efavirenz à um antirretroviral capaz de atravessar bem a barreira hemato-encefÃlica, sendo bastante utilizado no tratamento para HIV. Entretanto, pacientes tratados com Efavirenz vÃm apresentando alteraÃÃes neuropsiquiÃtricas como depressÃo, ansiedade, mania, pensamentos suicidas, psicoses e alucinaÃÃes. Baseado nestes fatos, o presente estudo objetivou avaliar se as alteraÃÃes comportamentais ansiedade, depressÃo e convulsÃo ocorrem em animais tratados com Efavirenz com uma Ãnica dose e por um perÃodo de 15 dias, atravÃs de modelos padronizados de comportamento animal, bem como verificar se o tratamento com o fÃrmaco à capaz de causar alteraÃÃes de monoaminas e de aminoÃcidos. Foram utilizados ratos Wistar machos (35 dias, n=6-8). Os animais foram tratados uma Ãnica vez com efavirenz, no caso do tratamento agudo, ou por 15 dias, para o tratamento subcrÃnico. Os animais tratados e controles foram submetidos aos testes comportamentais de Labirinto em Cruz Elevado (Plus Maze), Nado ForÃado, Campo Aberto e ConvulsÃo induzida por pilocarpina. Para a avaliaÃÃo neuroquÃmica, as cobaias foram sacrificadas e o cÃrebro foi removido para anÃlise das seguintes Ãreas de interesse: corpo estriado, cÃrtex prÃ-frontal e hipocampo. Foram dosadas as monoaminas e seus metabÃlitos, os aminoÃcidos e os nÃveis de malonildialdeÃdo (MDA). Os resultados mostraram que o Efavirenz ocasionou, nos testes comportamentais, ansiedade apÃs administraÃÃo aguda, causou depressÃo no teste comportamental apÃs tratamento subcrÃnico, nÃo interferiu na latÃncia de convulsÃo e alterou monoaminas e metabÃlitos, alÃm de elevar os nÃveis de MDA. Desse modo, conclui-se que o efavirenz, de acordo com este estudo, promove alteraÃÃes neuroquÃmicas no sistema nervoso central causando distÃrbios neuropsiquiÃtricos.

ASSUNTO(S)

farmacologia efavirenz transtornos psiquiÃtricos sistema nervoso central efeitos adversos neuroquÃmica neurotransmissores estresse oxidativo efavirenz psychiatric disorders central nervous system adverse effects neurochemistry neurotransmitters oxidative stress

Documentos Relacionados