Espectros de Hamlet: questões de adaptação e apropriação

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

25/05/2012

RESUMO

Este trabalho analisa algumas adaptações de Hamlet , que são os romances The Prince of West End Avenue , de Alan Isler, Gertrude and Claudius , de John Updike, o conto Gertrude Talks Back , de Margaret Atwood, e a apresentação teatral Elsinore , de Robert Lepage, sob a ótica da espectralidade de Derrida. Este aspecto se apresenta de forma distinta em cada uma dessas obras, embora todas elas realizem uma intensa atividade intertextual. A espectralidade de Hamlet ronda esses textos e propõe-se que este aspecto perpassa as adaptações de Shakespeare de maneira geral. Discute-se ainda a distinção entre adaptação e apropriação e constata-se que a definição de adaptação é controversa. Influenciada por discursos políticos da atualidade, as adaptações se dividem entre atitudes de reverência e de resistência a Shakespeare. O presente estudo faz uma análise das obras e procura identificar o espectral em cada uma delas como uma estratégia de sobrevivência textual.

ASSUNTO(S)

shakespeare, william, 1564-1616. hamlet critica e interpretação teses. shakespeare, william, 1564-1616. adaptações crítica e interpretação teses. isler, alan, 1934- prince of west end avenue crítica e interpretação teses. updike, john, 1932-2009. gertrude and claudius crítica e interpretação teses. atwood, margaret eleanor, 1939- gertrude talks back crítica e interpretação teses. lepage, robert, 1957- elsinore crítica e interpretação teses. derrida, jacques, 1930- crítica e interpretação teses. teatro inglês adaptações teses.

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