Erico Verissimo e a urdidura da ficção com a história em O Retrato

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Estudamse, nesta tese, os procedimentos adotados por Erico Verissimo no entrelaçamento da ficção com a História, na segunda parte de O tempo e o vento. Focaliza-se não só a representação do homem, como também a do contexto do Rio Grande do Sul e por extensão do Brasil nas décadas iniciais do século XX. Nesse conjunto, interessa o entrecruzamento de vozes, a do narrador e a das personagens. Além de interligar conflitos pessoais de origem diversa, abrem-se, por seu intermédio, perspectivas narrativas que possibilitam identificar valores político-ideológicos norteadores da sociedade em que se inserem as personagens. A partir de um levantamento realizado da fortuna crítica de O Retrato, analisam-se, por um lado, os elementos constitutivos do enunciado e da enunciação do romance. Por outro, demonstra-se como os aspectos ficcionais absorvem os eventos históricos. Os procedimentos narrativos de Erico Verissimo em O Retrato, além de revelarem o domínio que o Autor possui sobre a técnica do romance, evidenciam também sua visão crítica como cidadão de seu tempo

ASSUNTO(S)

letras verÍssimo, Érico - crÍtica e interpretaÇÃo romances rio-grandenses - histÓria e crÍtica literatura rio-grandense - histÓria e crÍtica o retrato - crÍtica e interpretaÇÃo

Documentos Relacionados