Ensino religioso entre catequese e ciÃncias da religiÃo: uma avaliaÃÃo comparativa da formaÃÃo dos professores do ensino religioso no Brasil e da aprendizagem interreligiosa na Alemanha em busca de um Ensino Religioso interteolÃgico e interdisciplinar / Religious education between catechesis and religious studies: a comparative evaluation of the formation of teachers of brazilian religious education and german interreligious learning, searching for an intertheological and interdisciplinary religious education.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

28/07/2010

RESUMO

Objeto de estudo desta pesquisa à o Ensino Religioso [ER] e a formaÃÃo de seus docentes no Brasil e na Alemanha. Objetivou-se avaliar o Ensino Religioso interreligioso e a formaÃÃo dos seus docentes no Brasil e comparÃ-lo com a concepÃÃo da aprendizagem interreligiosa no ER alemÃo. O trabalho estrutura-se conforme o tripà metodolÃgico do ver-julgarâagir ao que corresponde as trÃs partes principais com dois capÃtulos cada qual, seguindo o mÃtodo hermenÃutico. Na primeira parte avaliam-se os contextos sÃcio-cultural, jurÃdico e epistemolÃgico do ER no Brasil. Adota-se um conceito de pÃsmodernidade positivo, nÃo como âdepois da modernidadeâ ou atà âanti-modernidadeâ. No sentido de uma crÃtica radicalizada à racionalidade moderna pressupÃe-se uma continuidade dialÃtica entre modernidade e pÃsmodernidade. A avaliaÃÃo do contexto epistemolÃgico do ER leva à conclusÃo de que um ER baseado nas CiÃncias da ReligiÃo com suas pretensÃes de neutralidade cientÃfica insere-se numa postura moderna e nÃo parece apto para preparar os alunos para uma leitura adequada do fenÃmeno religioso pÃs-moderno. Opta-se, portanto, por um novo ER aqui denominado de âinterteolÃgicoâ, contudo, essencialmente interreligioso e interdisciplinar. Para sua realizaÃÃo sugere-se a formaÃÃo de um colegiado constituÃdo por membros de diversas tradiÃÃes religiosas e representantes de diversas disciplinas das CiÃncias da ReligiÃo. A segunda parte do trabalho avalia a formaÃÃo dos docentes de ER em Fortaleza comparando-o com a concepÃÃo da aprendizagem interreligiosa na Alemanha. Conclui-se que a formaÃÃo dos docentes de Ensino Religioso em Fortaleza corresponde Ãs exigÃncias de uma boa formaÃÃo de professores em geral, mas com lacunas no que diz respeito aos aspectos da interreligiosidade e interdisciplinaridade. Em consequÃncia dessa constataÃÃo elabora-se, na terceira parte do trabalho, uma base teÃrica e matriz curricular de formaÃÃo dos docentes de ER que assume decididamente os insights da pÃsmodernidade, inspirando-se nas metÃforas da rede de conhecimento, do rizoma, da espiral, do jogo e do sistema aberto. Resultado à uma matriz curricular em forma de rede que contorna a proposta inicial de um ER interteolÃgico, interreligioso e interdisciplinar organizado mediante colegiado de docentes constituÃdo por membros das diversas tradiÃÃes religiosas e CiÃncias da ReligiÃo presentes e vigentes no cenÃrio plurireligioso brasileiro.

ASSUNTO(S)

educacao avaliaÃÃo educacional ensino religioso aprendizagem interreligiosa pÃsmodernidade epistemologia formaÃÃo de professores educational evaluation religious education interreligious learning postmodernity epistemology teacher formation religiÃo e educaÃÃo educaÃÃo religiosa â brasil educaÃÃo religiosa - alemanha ensino religioso - brasil ensino religioso - alemanha formaÃÃo de professores de religiÃo - fortaleza (ce) formaÃÃo de docentes de ensino religioso - fortaleza (ce) ciÃncias da religiÃo â ensino - brasil currÃculo interdisciplinar licenciatura plena em religiÃo â currÃculo conteÃdos curriculares - formaÃÃo de docentes de ensino religioso

Documentos Relacionados