Em riscos e rabiscos :concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do Estado do Paraná - possibilidade para uma formação de professores

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A presente pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, apresenta como objetivo geral verificar a concepção de Ensino Religioso dos professores do Ensino Fundamental do Estado do Paraná. Para atingir o objetivo geral, os seguintes objetivos específicos foram propostos: levantar o perfil e a formação do professor de Ensino Religioso do Estado do Paraná, investigar os elementos de natureza subjetiva que estão presentes nas frases e desenhos elaborados pelos sujeitos desta pesquisa acerca da concepção do Ensino Religioso, apontar caminhos para uma formação específica para o Ensino Religioso levando em conta as necessidades dos professores. Cada área de conhecimento requer um curso que projete uma formação, pressupondo um perfil profissional, pois um docente formado por uma determinada escola de pensamento vai formar segundo esses moldes. Daí a relevância desta pesquisa. Os autores que deram sustentação teórica para esta investigação foram JUNQUEIRA, OLIVEIRA, FREIRE, TARDIF, MARCELO GARCÍA, entre outros. 218 documentos recolhidos no Simpósio da SEED em outubro de 2006, na cidade de Curitiba, deram sustentação para responder a questão problematizadora desta investigação. Por se tratar de um volume grande de documentos coletados, seria necessária a utilização de um software que possibilitasse a otimização do levantamento dos dados. A descrição da utilização do software ATLAS.ti constitui um aspecto importante desta investigação, pois o mesmo demonstrou eficácia e versatilidade na associação de textos e imagens. A partir dos dados coletados dos professores de Geografia, Filosofia, Pedagogia e História, foi possível categorizar quatro concepções de Ensino Religioso: Transmissão e desenvolvimento de valores, moral e ética, Respostas às questões existenciais, Estudo das tradições religiosas e manifestação do Sagrado, Área de Conhecimento. Essas concepções se enquadram em dois modelos de Ensino Religioso: Interconfessional e Fenomenológico. A análise dos documentos revela uma mudança significativa para a história do ER no Paraná, pois os dados sugerem uma superação das tradicionais aulas de religião e apontam que o professores estão procurando inserir em suas aulas conteúdos que tratem da diversidade de manifestações religiosas, dos seus ritos, das suas paisagens e símbolos, as relações culturais, sociais, políticas e econômicas de que são impregnadas as diversas formas de religiosidade.

ASSUNTO(S)

educacao religious education professores de ensino fundamental educadores religiosos ensino religioso - paraná ensino superior - dissertações education, higher paraná (brazil : state)

Documentos Relacionados