EficÃcia antimicrobiana do digluconato de clorexidina sobre dentina humana infectada por bactÃrias cariogÃnicas: estudo in vitro e in situ / Antimicrobial efficacy of 2% chlorhexidine digluconate against cariogenic bacteria in human dentine: an in vitro and in situ study.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/08/2009

RESUMO

O objetivo deste estudo foi avaliar in vitro e in situ os efeitos de um agente de limpeza cavitÃria a base de digluconato de clorexidina a 2% (CHX) na desinfecÃÃo de dentina cariada, bem como determinar a susceptibilidade de diferentes espÃcies a este agente antimicrobiano. Setenta blocos de dentina humana foram distribuÃdos de forma aleatÃria e submetidos a desafio cariogÃnico por um mÃtodo microbiolÃgico in vitro (n=15), bem como um in situ (n=20). No estudo in vitro, 30 blocos de dentina foram imersos por 5 dias, em caldo BHI inoculado com Streptococcus mutans, para induÃÃo de cÃrie. No estudo in situ, 20 voluntÃrios usaram dispositivos palatinos contendo dois blocos de dentina, que foram gotejados com soluÃÃo de sacarose 40%, 10 vezes ao dia, durante 14 dias. Ao final de cada perÃodo experimental, os blocos de dentina foram divididos aleatoriamente em dois grupos: Controle (soluÃÃo de NaCl a 0,9%) e CHX. Amostras de dentina infectada foram coletadas antes e 5 min apÃs cada tratamento, em seguida, as bactÃrias foram cultivadas e os microorganismos contados. Foram avaliados os seguintes microorganismos: estreptococos mutans in vitro e in situ, estreptococos totais, microorganismos viÃveis totais e lactobacilos, in situ. A reduÃÃo microbiana promovida por cada tratamento foi calculada e comparada entre os grupos pelo teste t, a susceptibilidade dos microorganismos isolados in situ foi comparada pela anÃlise de variÃncia ANOVA (= 5%). A reduÃÃo microbiana promovida pela CHX foi significativamente maior quando comparada ao grupo controle para todos os microorganismos avaliados tanto in vitro quanto in situ. No entanto, nÃo houve diferenÃa na susceptibilidade dos vÃrios microorganismos avaliados. Desta forma, a CHX foi capaz de reduzir a populaÃÃo microbiana em dentina infectada, sugerindo que esta abordagem pode ser uma ferramenta auxiliar para desinfecÃÃo de dentina cariada residual suprimindo o crescimento de microorganismos associados ao desenvolvimento de cÃrie.

ASSUNTO(S)

odontologia agentes antibacterianos cÃrie dentÃria streptococcus mutans anti-bacterial agents dental caries streptococcus mutans.

Documentos Relacionados