Efeitos clínicos e microbiológicos da associação sistêmica de azitromicina à raspagem e alisamento radicular em indivíduos com doenças periodontal crônica generalizada.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/03/2009

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos clínicos e microbiológicos da raspagem e alisamento radicular (RAR) isoladamente ou em combinação com azitromicina sistêmica (AZM), no tratamento de indivíduos com periodontite crônica generalizada (PCG). Um estudo duplo-cego, placebo controlado e randomizado foi realizado em 40 indivíduos com PCG. Os indivíduos foram aleatorizados no grupo controle que receberam RAR isoladamente (n=20) ou no grupo teste que receberam RAR em combinação com azitromicina sistêmica (n=20; 500mg; uma vez ao dia durante 5 dias). Todos os indivíduos foram avaliados clinicamente e microbiologicamente no exame inicial e aos 90 dias pós-terapia. Foram avaliados 6 sítios/dente para os parâmetros de profundidade de sondagem (PS), nível de inserção clínico (NIC) e percentual de sítios apresentando placa visível (IPV), sangramento gengival (ISG), sangramento à sondagem (SS) e supuração (S). Nove amostras de biofilme foram coletadas por indivíduo e analisadas para 40 espécies bacterianas por Checkerboard DNA-DNA Hybridization. Todos os parâmetros clínicos melhoraram após 90 dias em ambos os grupos, sem diferenças significativas entre os grupos terapêuticos. Os dois tratamentos levaram a uma redução significativa na média de contagem e proporção das espécies do complexo vermelho. Entretanto, esta redução foi mais marcante no grupo que utilizou a AZM. O tratamento com antibiótico também reduziu os níveis e proporções de mais espécies individuais do complexo laranja que o grupo controle. Três dos complexos que abrigam espécies compatíveis com saúde aumentaram em proporção no grupo teste (azul, amarelo e roxo), ao passo que somente duas foram afetadas no grupo controle (azul e roxo). A associação de AZM sistêmica a RAR não levou a adicional benefício clínico aos 3 meses pós-tratamento. Entretanto, esta terapia favoreceu uma recolonização com uma microbiota mais benéfica neste período de observação.

ASSUNTO(S)

terapia antibiótica doença periodontal periodontite crônica azitromicina raspagem e alisamento radicular periodontal disease chronic periodontits azithromicin antibiotic therapy scaling and root planning odontologia

Documentos Relacionados