Efeito in vitro do deidroepiandrosterona (DHEA) sobre a via IRS/PI3-K/Akt e secreção de insulina em ilhotas pancreáticas de ratos. / Effect in vitro of dehydroepiandrosterone (DHEA) on IRS/PI3-K/Akt pathway and insulin secretion on rats pancreatic islets.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

A administração de deidroepiandrosterona (DHEA) tem resultado em efeitos anti-diabetogênicos em animais de experimentação e no homem. Assim, o objetivo desse trabalho é avaliar o efeito do DHEA in vitro na expressão protéica do IR, do IRS-1, IRS-2, PI3-K, Akt, ERK-1/2; na expressão gênica do PDX-1, do PGC-1, da insulina, do GLUT-2 e da glicocinase; e avaliar a secreção estática de insulina de ilhotas pancreáticas de ratos. O cultivo das ilhotas por 24 horas com DHEA, não induziu nenhuma alteração tanto na expressão das proteínas quanto na secreção estática de insulina estimulada por glicose. Ocorreu aumento da fosforilação de ERK-1/2 e na expressão gênica do PGC-1. As células RINm5F, cultivadas por 72 horas com DHEA, apresentaram aumento da expressão total de IRS-1 e IRS-2. Concluímos, que 24 horas de cultura com ilhotas não é tempo suficiente para observar nenhuma alteração induzida pelo DHEA, na secreção de insulina, e na expressão das proteínas da via IRS/PI3-K/Akt. Células RINm5F podem ser um modelo alternativo para investigar os efeitos diretos do DHEA.

ASSUNTO(S)

insulin receptor receptores da insulina sinalização da insulina gene expression ilhotas de langerhans sexual hormone diabetes mellitus insulin signaling diabetes mellitus homônios sexuais langerhans islets expressão gênica

Documentos Relacionados