Efeito Cézanne: uma abordagem epistemológica à experiência da percepção e do pensamento entre arte e ciência
AUTOR(ES)
Miguel de Frias e Vasconcellos Filho
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este trabalho levanta uma discussão epistemológica fundamentada na visão de pensadores no assunto da percepção, intuição e pensamento, principalmente, a partir das análises de Gaston Bachelard, envolvendo Arte e Ciência, O trabalho, sem a pretensão de trazer respostas, procurou fazer uma relação artista-obra-pensadores, feitas a partir da busca de compreensão das dúvidas e inquietações ocorridas durante a elaboração da obra de Paul Cézanne (1839-1906), um nome conforme é sabido, bastante respeitado e considerado no universo da Arte, apoiadas principalmente na leitura de reflexões do próprio artista, encontradas em cartas escritas a seu amigo e confidente Emile Bernard, a seu filho Paul; a partir de narrativas de pessoas próximas a ele como Vollard e, das impressões e percepções do poeta Rainer Maria Rilke, um observador de arte, que após conhecer a obra de Cézanne, passou a analisá-la minuciosamente. Como contraponto, buscou-se a visão de físicos acostumados com a retidão do pensamento racional, porém de alguma forma envolvidos com questões da arte
ASSUNTO(S)
historia das ciencias science cezanne, paul -- 1839-1906 intuicao arte e ciencia ciência arte pensamento art percepcao
ACESSO AO ARTIGO
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7817Documentos Relacionados
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