Educational practices in Public Day Nursery of the City of São Paulo in the transition period to the City Education General Office (1999-2003) / Práticas educativas em creche pública do Município de São Paulo no período de transição para a Secretaria municipal de Educação (1999-2003)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Este estudo apresenta pesquisa empírica realizada com o objetivo de descrever e analisar as práticas educativas cotidianas em uma instituição de Educação Infantil do Município de São Paulo, no período de transição (1999-2003) para a Secretaria Municipal de Educação, decorrente da inclusão das creches no sistema de ensino básico. Esse processo de transição ocorreu em meio a uma série de desafios, envolvendo tanto o baixo nível de escolaridade e a ausência de formação específica para o exercício da função por parte das profissionais que trabalham diretamente com as crianças, quanto as questões relacionadas à especificidade do trabalho da creche e à sua adequação a uma estrutura marcadamente escolar, voltada muito mais para o Ensino Fundamental do que para a Educação Infantil. Esse cenário é o ponto de partida para compreender como esse micro espaço institucional vem se organizando frente às novas demandas produzidas pelos diferentes contextos com os quais se relaciona. Neste sentido, a pesquisa procura flagrar as práticas educativas de um Centro de Educação Infantil da rede direta do Município de São Paulo, reconhecendo-as como traços de sua cultura. Da mesma forma, procura identificar se e como tais práticas têm sido mobilizadas quando confrontadas com os conhecimentos possibilitados pelo Curso de Formação ADI/Magistério, com as experiências diferenciadas trazidas pelas professoras recém concursadas e com as novas orientações institucionais. Entre as referências teóricas incluem-se Apple e Pérez Gómez para a análise da instituição e das suas relações com os diferentes contextos, além do referencial proposto por Gimeno Sacristán para a identificar e compreender as práticas cotidianas. A metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, analítico-descritiva das práticas e concepções das profissionais (professoras e auxiliares de desenvolvimento infantil) revelou-se adequada, na medida em que permitiu identificar as permanências, as regularidades e os movimentos de ruptura presentes no cotidiano do Centro de Educação Infantil, alvo do estudo. A coleta de dados foi realizada no período de 2004-2005, com auxílio de instrumentos específicos, construídos e testados para: entrevista com as profissionais que trabalham diretamente com as crianças, observação das práticas cotidianas e análise documental. Os resultados evidenciaram um cotidiano permeado por tensões, conflitos e contradições. As práticas educativas não são homogêneas, nem lineares e convivem orientadas por concepções diferentes que se explicitam quando confrontadas com as diferentes experiências. A elevação do nível de escolaridade e a formação específica das profissionais trouxeram novas experiências e ampliaram os conhecimentos detectados, neste momento, mais nas falas das profissionais do que nas práticas cotidianas observadas.

ASSUNTO(S)

educação infantil práticas educativas teachers education. educação de crianças educacao pre-escolar ensino arly education professores - formação profissional creches - são paulo (cidade) educational practices in centers of early education

Documentos Relacionados