Education sense effect in a dicourse for the market. / Efeitos de sentido de educação num discurso de formação para o mercado.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Esta dissertação tem como tema Efeitos de Sentido de Educação num Discurso de Formação para o Mercado e objetiva analisar, com fundamento na Análise do Discurso, inaugurada por Michel Pêcheux na década de 1960, o discurso universitário sobre a educação no âmbito do ensino superior. Procura-se buscar, através do referencial teórico da AD, os sentidos que a educação assume nos discursos no meio universitário neste Estado. A proposta de trabalho partiu da hipótese de que a educação sofre, nesse nível de ensino, um processo de ressignificação que abandona ou, pelo menos, silencia a compreensão da educação como aquela direcionada para a formação e o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, voltando-se para o mercado, para a empregabilidade e para a reprodução da ordem do capital. Para realizar as análises, o corpus foi constituído a partir de sequências discursivas extraídas de redações produzidas pelos alunos, tematizando a educação, de excertos de um plano pedagógico de um curso superior e de um plano pedagógico de uma instituição neste Estado. O trabalho foi organizado em três capítulos: o primeiro voltou-se para os fundamentos teóricos da AD, tratando dos seus conceitos mais importantes; o segundo capítulo direcionou-se para a análise e exposição das condições de produção do discurso sobre a educação no Brasil, desde os primórdios de nossa história, quando se identificou a memória discursiva dos discursos analisados na atualidade; o terceiro e último capítulo analisa os efeitos de sentido que o discurso sobre a educação produz em nossos dias, amoldando-se ao mercado, à empregabilidade e aos ditames das relações mercantis. Em suma, o trabalho investigou os novos contornos que as práticas discursivas voltadas para o mercado capitalista trouxeram para a educação; ao fim, pretendeu contribuir para o entendimento das relações entre discurso e sociedade, desvelando os efeitos de sentidos sobre a educação produzidos no meio universitário, apontando, ao mesmo tempo, em confronto, uma reflexão sobre uma concepção alheia à ordem do capital, uma educação divorciada da ótica mercadológica.

ASSUNTO(S)

análise do discurso linguistica lingüística educação linguistic sociedade capitalista work market education discourse analysis mercado de trabalho capital order

Documentos Relacionados