DINÂMICA AMBIENTAL E A POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS EM UMA BARRAGEM DO RIO BRUMADO-BA. / DYNAMICS AND ENVIRONMENTAL POLICY OF WATER RESOURCES IN A RIVER DAM BRUMADO-BA.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/08/2011

RESUMO

Políticas de recursos hídricos na Região Nordeste do Brasil têm sido uma prática adotada para conter as adversidades procedentes das frequentes estiagens, e seu estudo pode se fundamentar na dinâmica da transformação de ambientes e paisagens, tendo como referência intervenções em bacias hidrográficas, pela construção de barragens. O objetivo desta pesquisa é avaliar as mudanças no médio curso do rio Brumado a partir da construção da Barragem Eng Luiz Vieira, abrangendo os municípios de Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora. Nesse sentido, devido aos efeitos gerados no processo de construção, foi estabelecida uma relação entre as alterações da paisagem e os fatores socioambientais envolvidos. Utilizou-se a concepção teórico-metodológica da abordagem sistêmica, estabelecendo a integração entre potencial ecológico, exploração biológica e ação antrópica, preconizada na leitura do geossistema, em seu esquema tradicional. Para contextualizar a historiografia das políticas públicas desenvolvidas, empregou-se dados e informações primárias; os sistemas ambientais físicos da bacia foram caracterizados por meio da compartimentação de dois ambientes, o Pediplano Sertanejo e as Serras da Borda Ocidental; os impactos antopogênicos nas áreas municipais foram analisados a partir da pesquisa in situ, levando-se em conta a exploração ambiental e as condições socioambientais das comunidades atingidas pela construção do açude; o uso e ocupação do solo da barragem e do perímetro irrigado foram identificados através de mapeamento, o que tornou possível distinguir as transformações da paisagem com o implemento da irrigação, pela iniciativa do Estado. O presente estudo delineou resultados como: benefícios gerados pelo açude ao município de Livramento de Nossa Senhora se contrapondo a realidade do município de Rio de Contas; as áreas no entorno do reservatório que serviram de suporte para a sua construção não foram recuperadas, tanto o açude como o rio Brumado a sua jusante apresentam-se características que evidenciam processos de assoreamento; as comunidades atingidas ainda buscam superar as perdas de suas terras férteis. Conforme resultados obtidos, conclui-se que a paisagem do médio curso do rio Brumado apresenta características especiais tanto no que se refere aos problemas sociais, especificamente as comunidades de quilombolas, como ambientais que ficaram as margens das políticas públicas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas.

ASSUNTO(S)

dinâmica ambiental paisagem políticas públicas recursos hídricos geografia environmental dynamics landscape public policy water resources

Documentos Relacionados