Indicadores de degradação ambiental dos recursos hídricos superficiais no médio e baixo vale do rio Acaraú - Ce. / Indicators of environmental degradation of resources surface water in the middle and lower river valley Acaraú - Ce.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

02/05/2006

RESUMO

A degradação dos recursos hídricos superficiais ocorre, hoje, de maneira intensificada, onde esse processo deve ser identificado, analisado e contido com eficiência e rapidez, para a conservação do meio ambiente. A base dos recursos naturais do Ceará é notadamente frágil, sobretudo por estar localizado, quase em sua totalidade, no semi-árido. Estas características determinam a alta vulnerabilidade dos recursos hídricos, agravados pelos grandes desmatamentos e remoção de matas ciliares para uso agrícola. Nesse sentido, a determinação do Índice da Qualidade Ambiental Atual para o médio e baixo curso do Rio Acaraú serve para o entendimento da situação real da bacia, onde a identificação dos índices relacionados a sua capacidade potencial de contribuir ou refletir a degradação dos recursos hídricos, foi necessária para fomentar a melhor forma de utilização dos mesmos. Com isso, visaram-se essencialmente o levantamento de informações relativas à qualidade da água, as condições do relevo, a manutenção do solo e da vegetação. Isto se deu, através da aplicação do conceito sistêmico, onde as principais unidades geoambientais e os processos ecodinâmicos foram compartimentados e hierarquizados. Aliado a isso, utilizando o sensoriamento remoto, realizou-se a setorização da bacia com posterior análise dos parâmetros morfométricos, hidrossedimentológicos e das principais modificações ocasionadas pelas formas de uso e ocupação, pontos de emissão de efluentes com registros fotográficos e amostragem da água. O IQAA elaborado para os setores delimitados na bacia do Rio Acaraú, interpolou as informações obtidas, fornecendo, assim, os indicativos concretos para a condução racional de uso do solo e manejo dos recursos hídricos superficiais, procurando dessa forma, contribuir com o gerenciamento desses recursos sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa teve suporte do Projeto PRODETAB 016-01-01, financiado pelo Banco Mundial.

ASSUNTO(S)

degradation rio acaraú recusos hídricos superficiais bacia hidrográfica degradação geografia acaraú river natural resources hydrographic basin

Documentos Relacionados