Desfile de moda nos espaços da cidade: abordagem semiótica dos regimes de visibilidade, de identidade, de interação e de sentido

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/10/2011

RESUMO

Este trabalho analisa em que medida a escolha de um dado espaço da cidade para a realização dos desfiles de moda é determinante para instaurar uma nova configuração plástica e semântica. Na mudança do desfile de espaço convencional, constituído por uma sala fechada, para um espaço aberto e não convencional por exemplo, um viaduto, uma rua ou um jardim , investigamos os modos de organização dos desfiles em distintos espaços, e de que maneira estes modificam a sua estruturação, ao mesmo tempo em que redefinem a cidade. Nessas modalidades de organização, intervêm significativamente os parâmetros de espaço público e privado, assim como combinatórias desses pólos com a categoria de base espaço fechado vs. espaço aberto. A semiótica narrativa de Algirdas Julien Greimas e as conceituações de Eric Landowski são o arcabouço teórico e metodológico para dar conta do problema de como os modos de presença do desfile no espaço urbano agem na produção da visualidade, da visibilidade e da identidade, bem como nos processos comunicativos e interativos das performances. Um conjunto de desfiles foi analisado a partir das seguintes hipóteses: 1) os desfiles constituem processos sincréticos que articulam distintamente linguagens heterogêneas, a fim de gerar desdobramentos comunicacionais promovidos pelo arranjo estético do plano da expressão ao concretizar os investimentos semânticos do conteúdo; 2) as construções discursivas edificam modos de visualidade, de visibilidade e de identidade dos criadores de moda e das marcas; 3) os desdobramentos dos lugares da cidade produzem apreensões sensíveis e inteligíveis no público inserido no discurso e 4) essas escolhas enunciativas são definidoras da identidade do criador de moda e da marca, assim como do usuário e da cidade. Registros fotográficos da pesquisadora delinearam o corpus imagético de quatro desfiles de moda, observados no período compreendido entre 2005 e 2010: Maria Garcia (SPFW, inverno/2010), Cavalera (SPFW, verão/2010), Fashion Mob (Casa dos Criadores/2010) e Karla Girotto (Fashion Rio, verão/2005). O objeto deste trabalho resulta da observação direta da pesquisadora das apresentações, destacando, entre os critérios de análise, a experiência de ordem estética e estésica que os tipos de interação produzidos nos espaços montam entre marca, criador de moda e público. Como conclusão analítica, chegou-se à elaboração de quatro categorias de descrição e análise dessa construção que faz ser o desfile, o criador de moda e a marca, as quais poderão ser reoperadas em outros processos comunicacionais

ASSUNTO(S)

comunicacao desfile de moda sociossemiótica regime de espaço regime de visibilidade regime de interação e de sentido construção de identidade fashion show sociosemiotics space regime visibility regime interaction and sense regime identity construction

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