Definindo e provendo serviÃos de suporte a jogos multiusuÃrio e multiplataforma: rumo à pervasividade

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Ao longo dos Ãltimos anos, jogos multiusuÃrio distribuÃdos vÃm se tornando um tÃpico em grande evidÃncia tanto no meio acadÃmico quanto industrial. Tradicionalmente, sua aplicaÃÃo foi voltada para computadores pessoais de mesa. Recentemente, avanÃos na Ãrea de computaÃÃo mÃvel impulsionaram a aplicaÃÃo de jogos multiusuÃrio tambÃm em dispositivos mÃveis. Um conceito ainda mais recente à o de jogos pervasivos ou ubÃquos, onde o jogo à definido como uma aplicaÃÃo sempre presente, disponÃvel aos jogadores atravÃs de diferentes dispositivos e redes. A concepÃÃo destes jogos, bem como a necessidade de infra-estrutura de suporte à implementaÃÃo e execuÃÃo destas aplicaÃÃes sÃo questÃes que tÃm despertado grande interesse na comunidade mundial de jogos. O trabalho apresentado nesta tese contribui para soluÃÃo de parte destas questÃes, particularmente em relaÃÃo à adaptaÃÃo da participaÃÃo do jogador quando do uso de diferentes dispositivos. SÃo apresentados cenÃrios, onde o acesso ao jogo à irrestrito, criando situaÃÃes onde jogadores utilizando diferentes dispositivos possam estar lado a lado dentro do mundo virtual, competindo ou cooperando de acordo com os objetivos do jogo. Ao mesmo tempo, estes jogos aproveitam situaÃÃes especÃficas da computaÃÃo mÃvel, como a formaÃÃo de redes espontÃneas, com objetivo de aumentar a imersÃo do usuÃrio no jogo. Neste documento, este jogos sÃo denominados Jogos MultiusuÃrio Multiplataforma Pervasivos (PM2G â do inglÃs, Pervasive Multiplayer Multiplatform Games). A partir de cenÃrios definidos, sÃo apresentados dois modelos. O primeiro, chamado de Modelo de AplicaÃÃo, diz respeito à visÃo de elementos que compÃem o jogo PM2G, enquanto o segundo, chamado Modelo de UtilizaÃÃo, ressalta a forma como jogadores interagem. A partir destes cenÃrios e modelos, foi especificada uma arquitetura baseada em uma camada de middleware que amplia os serviÃos de um jogo multiusuÃrio tradicional, agregando serviÃos de suporte relativos aos conceitos especÃficos dos modelos apresentados. Para validaÃÃo, foram implementados cenÃrios de um tÃpico jogo de representaÃÃo de papÃis (RPG â do inglÃs, Role Playing Games) chamado Pervasive Wizards, utilizando os serviÃos definidos

ASSUNTO(S)

distributed multiplayer games jogos multiusuÃrio distribuÃdos software architecture jogos pervasivos arquitetura de software pervasive gaming ciencia da computacao

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