Corporalidade musical : as marcas do corpo na musica, no músico e no instrumento / Musical comporatlity: the corporal marking on music, musician, and musical instrument

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Com este trabalho eu pretendi, entre outras coisas, mostrar um modo de observar a atividade artística musical que fosse capaz de servir à reflexão educacional. Observando mais atentamente o trabalho de cinco músicos prestigiados no meio musical popular (Baden Powell, Egberto Gismonti, Ulisses Rocha, André Geraissati e Michael Hedges), tentei esboçar uma noção, a da corporalidade musical, que permitisse a conjunção das muitas variáveis que entram em jogo no momento concreto da realização musical. Essa noção envolve não só as possibilidades de realização dos próprios músicos ? suas facilidades e limitações ? mas, também, as marcas que os diversos corpos de outros músicos historicamente cravaram nos instrumentos (neste caso o violão), nas músicas e nos modos de tocá-las. É a tentativa concreta e única de equilibrar o complexo jogo de forças resultante da interação entre essas diversas esferas de regulagem das ações musicais, ou seja, no momento da execução musical, que pode fazer aparecer mais visivelmente a presença de todas essas forças motoras, cognitivas, articulares, contextuais, históricas e culturais que compõem a atividade musical

ASSUNTO(S)

educação musicians genero music musica education corporeidade musicos corporealness gender

Documentos Relacionados