Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/05/2011

RESUMO

Esta dissertação examina as noções de ―corpo‖ e ―organicidade‖ em Grotowski, a partir de suas práticas teatrais, desde os primeiros espetáculos até o Príncipe constante à exceção de Akropolis -, no intuito de examinar suas buscas, processos de criação, rejeições, retomadas e descobertas. Grotowski manteve, através de reflexões escritas, um diálogo constante com a prática, via de retroalimentação que, algumas vezes, aparece de maneira dicotômica, a depender do contexto de criação. Nesse sentido, existia, por parte do artista, uma necessidade de nomear suas experiências; palavras como ―teatro ritual‖, ―ator artificial‖, ―artificialidade‖, ―ator feiticeiro‖ ou ―xamã‖, ―intenção consciente‖, ―intencionalidade‖, ―pilhinhas psíquicas‖, ―transe‖, ―processos psíquicos‖, ―personagem bisturi‖, ―arquétipo‖, ―exercícios de concentração‖, ―relaxamento‖, ―autopenetração‖, ―ator santo‖, ―ato total‖, ―via negativa‖ são noções associadas aqui a experiências específicas, mas sua contextualização vai depender exclusivamente do processo no qual Grotowski e seus atores se encontravam. Revela-se, desse modo, não uma sistematização de técnicas, mas um compromisso fundamentado principalmente nos seus processos criativos. Demonstra-se uma necessidade do artista por nomear, no seu trabalho, uma série de noções que contribuem no entendimento do seu percurso até a noção de ―organicidade‖ entendida aqui como ponto cume de suas pesquisas teatrais que trouxe uma nova compreensão do ―corpo‖ no trabalho do ator.

ASSUNTO(S)

grotowski corpo organicidade via negativa. grotowski body organic negative way teatro

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