Consumption of coffee according to methods of preparing and association with serum lipid profile of hypertensive and diabetics from Flexeiras-AL. / Consumo de café segundo métodos de preparo e associação com perfil lipídico sérico em hipertensos e diabéticos de Flexeiras AL.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As doenças cardiovasculares constituem um problema de saúde pública determinado por uma complexa rede de fatores de risco, com destaque para aqueles relacionados ao estilo de vida. O consumo de café tem sido apontado como um destes fatores, baseado na proposição de que os diterpenos ali presentes elevariam o colesterol e triglicerídeos séricos, um dos mais importantes fatores de risco cardiovascular. Neste contexto, objetivando contribuir na discussão deste problema em foco, esta dissertação apresenta dois artigos: uma revisão da literatura acerca das substâncias presentes na bebida café e a sua relação com a hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias e um artigo original que apresenta um estudo transversal onde foi verificada a associação entre consumo de café e perfil lipídico sérico em hipertensos e diabéticos tipo 2 . Estudos de identificação de substâncias presentes no café e da relação de muitas delas com a saúde vêm crescendo nas últimas décadas, o que é explicado pelo fato do café ser uma das bebidas mais populares, mundialmente consumida, bem como pela sua importância econômica no Brasil e no mundo ocidental. A cafeína, principalmente os diterpenos cafestol e kahweol e os ácidos clorogênicos são os compostos mais discutidos nesta dissertação. Ênfase é dada aos métodos de preparo da bebida café, consumo e diluição e, a possível relação destes fatores com o perfil lipídico sérico e dislipidemias.

ASSUNTO(S)

chlorogenic acids diterpenos perfil lipídico sérico serum lipid profile café nutricao Ácidos clorogênicos coffee diterpenos

Documentos Relacionados