Construction and evaluation of a multimodal program of communicative abilities with mentally challenged adults. / Construção e avaliação de um programa multimodal de habilidades comunicativas para a adultos com deficiência mental.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Estudos na área da Educação Especial referem que deficientes mentais apresentam dificuldades no desempenho comunicativo e nas relações interpessoais, o que define a necessidade em estruturar programas de treinamento dessas habilidades, para a inserção dessas pessoas na comunidade de maneira plena. Com base nessas preocupações e na escassez de estudos descritivos de intervenções com deficientes mentais adultos em geral e no campo das habilidades comunicativas em particular, o presente trabalho teve como objetivos: a) elaborar e descrever instrumentos e procedimentos para a avaliação e promoção de habilidades comunicativas de adultos deficientes mentais; b) delinear, implementar e descrever um programa de promoção de habilidades comunicativas verbais e não verbais para um grupo de adultos deficientes mentais; c) analisar o desempenho de cada um dos participantes desse programa, conforme indicadores obtidos em diferentes momentos da intervenção. Participaram do estudo seis adultos deficientes e como informantes profissionais e familiares. O desempenho comunicativo foi avaliado por meio de questionários e entrevista e observação direta do comportamento. O programa focalizou o treino de habilidades verbais e não verbais por meio de técnicas vivenciais associadas a técnicas pedagógicas, comportamentais-cognitivas e fonoaudiológicas. Os desempenhos foram computados em escores e organizados em protocolos, que foram objeto de análise individualizada fazendo comparações com o grupo, considerando a confiabilidade das mudanças entre as diferenças pré e pós-intervenção. Os resultados sugeriram: mudanças positivas em vários componentes treinados, mudanças positivas confiáveis em alguns componentes, bem como satisfação dos participantes e seus familiares com a intervenção. Discute-se as contribuições do estudo em termos de conhecimento produzido, a partir das etapas percorridas, decisões e desafios da pesquisa-intervenção e a importância de investimento em pesquisas na área, envolvendo a construção, adaptação e aprimoramento de instrumentos de avaliação de habilidades sociais e comunicativas para deficientes mentais, em especial para a população adulta.

ASSUNTO(S)

deficiência mental fonoaudiologia mental impairment non-verbal communication educação especial - adultos habilidades sociais adults educacao especial verbal communication comunicação verbal e não verbal

Documentos Relacionados