Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A partir da forte presença das tecnologias de informação e comunicação - TIC no espaço educacional e no mundo do trabalho vem se criando um campo fértil para o aprofundamento de questões sobre à aprendizagem e a informática educativa. Uma analise sobre o avanço da ciência e da tecnologia na produção do conhecimento, constitui de fato, um estudo sobre as relações entre escola, formação de professores e o uso pedagógico da informática. Isso porque percebe-se que entre esses produtos sociais, há uma relação histórica, há a influência que um exerce sobre o outro e principalmente no momento atual onde a informação é a própria matéria bruta do paradigma tecnológico, o desenvolvimento científico e tecnológico aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas. Torna-se necessário esclarecer, inicialmente, o que se define como laboratório de informática e as suas concepções na educação, para depois analisar os elementos do processo educativo como tecnologias, formação e a criatividade ao se trabalhar com o computador que se constituem em pontos congruentes para se compreender o papel da escola, do professor e a relação com o novo modo de produção do conhecimento. Assim foi objetivo dessa investigação o uso pedagógico do computador como vetor das habilidades do comportamento criativo em crianças que estão no ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso junto a um grupo delimitado de indivíduos em uma escola classe. Os resultados alcançados apontaram um conjunto de elementos que são significativos para a formação em serviço que priorize fundamentos contrucionista, a importância da criatividade na sociedade da informação e a pedagogia de projetos como uma metodologia viável para a realização das atividades no laboratório de informática.

ASSUNTO(S)

conhecimento creativity informática knowledge educação escola school computer science criatividade education educacao

Documentos Relacionados