ComposiÃÃo quÃmico-bromatolÃgica e digestibilidade da dieta e desempenho produtivo de ovinos em capim-tanzÃnia sob trÃs frequÃncias de desfolhaÃÃo e dois resÃduos pÃs-pastejo. / Chemical composition and digestibility of diet and performance productive of sheep in tanzania grass with three frequences of desfoliation and two residues after-grazing

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/04/2007

RESUMO

A pesquisa foi conduzida no campo avanÃado do NÃcleo de Ensinos e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC (www.neef.ufc.br), localizado na fazenda experimental Vale do Curu â FEVC/CCA/UFC, em Pentecoste/CE. Objetivou-se avaliar a composiÃÃo quÃmico-bromatolÃgica e digestibilidade da dieta consumida e o desempenho produtivo de ovinos pastejando em Panicum maximum cv. tanzÃnia sob trÃs freqÃÃncias de desfolhaÃÃo determinadas pela interceptaÃÃo da radiaÃÃo fotossintÃticamente ativa (IRFA) de 85, 95 e 97% e dois resÃduos pÃs-pastejo, determinados pelos Ãndices de Ãrea foliar (IAF) residuais de 1,0 e 1,8. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com arranjo fatorial 3x2 (trÃs freqÃÃncias de desfolhaÃÃo e dois resÃduos pÃs pastejo), com quatro repetiÃÃes para as variÃveis do pasto (piquetes) e seis para as variÃveis relacionadas aos animais (ovinos). Foram utilizados 90 ovinos sem padrÃo racial definido (SPRD), com peso vivo mÃdio inicial de 20,0 kg. Em cada tratamento foram utilizados 6 ovinos, resultando em 36 animais de prova. Os demais ovinos foram utilizados como animais de equilÃbrio, quando necessÃrio para rebaixar o pasto para o IAF residual preconizado para aquele tratamento, ao final do 4Â dia de pastejo. Para determinaÃÃo da composiÃÃo quÃmico-bromatolÃgica, digestibilidade e ensaio de cinÃtica de degradaÃÃo da matÃria seca da dieta, foi realizada uma simulaÃÃo de pastejo no 1Â e 4Â dia de ocupaÃÃo. Foi avaliado ainda o ensaio de desempenho animal, alÃm da determinaÃÃo da capacidade de suporte em cada sistema sob lotaÃÃo rotativa. A diminuiÃÃo da freqÃÃncia de desfolhaÃÃo reduziu o valor nutritivo do capim-tanzÃnia e o desempenho dos ovinos. Maior rendimento de peso vivo animal por Ãrea ao longo do ano foi obtido na freqÃÃncia de desfolhaÃÃo de 85% nos dois resÃduos pÃs-pastejo e na freqÃÃncia de desfolhaÃÃo intermediÃria, apenas no Ãndice de Ãrea foliar residual de 1,0. Portanto, recomenda-se adotar uma freqÃÃncia de esfolhaÃÃo no ix capim-tanzÃnia menor ou igual a 95% de interceptaÃÃo da radiaÃÃo fotossinteticamente ativa, com um IAF residual de 1,0, a fim de compatibilizar os objetivos de produÃÃo animal e manutenÃÃo da qualidade do pasto no longo prazo.

ASSUNTO(S)

zootecnia indice de Ãrea foliar, interceptaÃÃo da radiaÃÃo fotossinteticamente ativa, panicum maximum, sistema de produÃÃo. interception of the photosynthetically active radiation, leaf area index, panicum maximum, production system.

Documentos Relacionados