ComposiÃÃo quÃmica e fracionamento dos carboidratos da biomassa de panicum maximum cv. TanzÃnia sob trÃs perÃodos de descanso. / CHEMICAL COMPOSITION AND CARBOHYDRATE FRACTIONATION OF Panicum maximum cv. TANZÃNIA BIOMASS UNDER THREE REST PERIODS.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

21/02/2006

RESUMO

O experimento foi conduzido no campo avanÃado do NÃcleo de Pesquisa em Forragicultura - NPF (www.npf.ufc.br) localizado na Fazenda Experimental do Vale do Curu â FEVC, pertencente à Universidade Federal do Cearà â UFC. Objetivou-se avaliar a composiÃÃo quÃmica e o fracionamento dos carboidratos da biomassa de Panicum maximum cv. TanzÃnia sob trÃs perÃodos de descanso (PDs) baseados no nÃmero de novas folhas expandidas por perfilho (1,5; 2,5 e 3,5F). Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 3x3 (3 fraÃÃes e 3 PDs). A colheita das amostras foi feita antes da entrada e apÃs a saÃda dos animais dos piquetes. Posteriormente, as amostras foram separadas nas fraÃÃes folha, colmo e material morto. No LaboratÃrio de NutriÃÃo Animal do Departamento de Zootecnia da UFC (LNA/DZ/UFC), foram determinados os teores de Fibra em Detergente Neutro (FDN), Fibra em Detergente Ãcido (FDA), Hemicelulose (HEM), Celulose (CEL), Lignina (LIG), Extrato EtÃreo (EE), ProteÃna Bruta (PB), NitrogÃnio InsolÃvel em Detergente Neutro (NIDN), NitrogÃnio InsolÃvel em Detergente Ãcido (NIDA), Carboidratos Totais (CT), Carboidratos NÃo Fibrosos (CNF), e das fraÃÃes que compÃem os CT: A+B1, B2 e C. Os teores de FDN e de FDA foram elevados (P<0,05) com o avanÃo dos PDs. A planta inteira (PI) do pasto sob maior PD (3,5F), no prÃ-pastejo, apresentou teores, respectivamente, de 74,0 e 46,3% sendo estes elevados para 77,3 e 50,9% no pÃs pastejo. Os teores de LIG da fraÃÃo folha do pasto sob PD 3,5F (4,2%) sofreram elevaÃÃes (P<0,05) no prÃ-pastejo. Os teores de LIG na PI foram superiores (P<0,05) naquelas submetidas ao PD 3,5F em comparaÃÃo Ãs PIs do PD 1,5F tanto no prÃ-pastejo (4,7 e 5,3%) quanto no pÃs-pastejo (4,7 e 5,3%). Os maiores teores de PB da fraÃÃo folha foram encontrados nos pastos sob PD 1,5F (10,9 e 8,6%), no prà e pÃs-pastejo. Os teores de PB na planta inteira variaram de 8,8 a 6,4% (P<0,05) e 6,2 e 4,4% (P<0,05) entre os PDs 1,5 e 3,5F, respectivamente no prà e pÃs-pastejo. Os teores de NIDA, tambÃm foram elevados (P<0,05) na PI do PD 3,5F (20,3 e 28,5%), respectivamente no prà e pÃs-pastejo. Os teores de CT da fraÃÃo folha e da PI apresentaram teores mÃdios (P>0,05) de 75,4 e 77,4% no prÃ-pastejo e 79,2 e 89,2% no pÃs pastejo. A fraÃÃo C dos carboidratos apresentou variaÃÃo mÃdia de 11,4 a 11,9%, na fraÃÃo folha, enquanto que na PI do pasto sob PD 3,5 F, foram observados os maiores teores (P<0,05) desta fraÃÃo (14,4 e 15,7%), em ambos os casos quando observados no prà e pÃs-pastejo. O pasto de capim TanzÃnia manejado sob PD 1,5F apresentou a melhor composiÃÃo quÃmica dos que foram avaliados. Contudo à necessÃrio que informaÃÃes sobre a composiÃÃo quÃmica dos pastos sejam levadas em consideraÃÃo em conjunto com as mudanÃas ocorridas na estrutura do pasto para que se possa ter uma maior exatidÃo na avaliaÃÃo da qualidade dos pastos.

ASSUNTO(S)

zootecnia fraÃÃes da planta, panicum maximum, valor nutritivo, pasto. fractions of the plant, panicum maximum, nutritive value, pasto.

Documentos Relacionados