Chico da Silva: estudo sociolÃgico sobre a manifestaÃÃo de um talento artÃstico

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

10/03/2010

RESUMO

O presente trabalho tem como intuito principal compreender, sob a perspectiva sociolÃgica, a manifestaÃÃo do pintor naif Chico da Silva no contexto artÃstico cearense dos anos 40. Nascido no Alto do Tejo, cidade do Acre, Francisco Domingos da Silva, filho de pai indÃgena e mÃe cearense chega a Fortaleza em meados dos anos 30. Tendo seus trabalhos muralistas âdescobertosâ pelo crÃtico e pintor suÃÃo Pierre Chabloz, em 1943, Chico passa a produzir telas, sob a interferÃncia e orientaÃÃo do estrangeiro, que levadas aos circuitos locais, nacionais e internacionais despertam grande interesse e admiraÃÃo dos pares, da crÃtica e do pÃblico. Contudo, tal aceitaÃÃo local nÃo se deve, exclusivamente, aos valores e propriedades intrÃnsecas à suas obras, mas ao espaÃo dos possÃveis objetivamente inscrito, que se delineia no modernismo tardio e no processo de autonomizaÃÃo do campo artÃstico cearense dos anos 40. A ruptura com os padrÃes artÃsticos europeus advindos principalmente da FranÃa e as afinidades formais e de idÃias que se tecem nessa configuraÃÃo entre arte âmodernaâ e arte âprimitivaâ viabilizam a paradoxal inscriÃÃo dos trabalhos independentes de Chico da Silva no campo artÃstico cearense, que no seu estado de autonomizaÃÃo nÃo oferece lugar aqueles que renegam e desconhecem sua histÃria.

ASSUNTO(S)

sociologia chico da silva arte campo artÃstico cearà chico da silva art champ artistique cearà silva,chico da,1910-1985 pintores - cearà - biografia pintores - cearà - anos 1940 pintura brasileira - cearà - aspectos sociais - anos 1940 arte e sociedade - cearà - anos 1940

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