Calabar, o elogio da traição : drama da memória ou trama na história?
AUTOR(ES)
Maria Aparecida Conti
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
Esta pesquisa analisa o texto escrito da peça de teatro Calabar: o elogio da traição, produzida por Chico Buarque e Ruy Guerra, em 1973. A análise pauta-se em postulados da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e segue uma linha de pesquisa teórico-analítico. A escolha dessa obra literária como objeto de estudo deve-se ao fato de que uma obra literária, considerada obra de arte, expressa a realidade e ao mesmo tempo cria uma realidade própria que não existe fora nem antes da obra. Como elemento da estrutura social, uma obra expressa um produto advindo desse meio. Existe uma relação constitutiva entre essa produção e a realidade social e entre o autor e seu produto (o texto). Uma vez que a AD trabalha com o discurso produzido no ponto de articulação entre os fenômenos lingüísticos e sócio-históricos, a obra Calabar, o elogio da traição oportunizou o desenvolvimento desta investigação que procura analisar como uma questão socioideológica pode irromper no (inter)discurso de um texto literário. Estabelecida a hipótese de que a mudança nas condições de produção do texto produz deslocamentos de sentido na construção significativa da traição de Calabar, analisa-se, nesse sentido, os elementos da história e da memória constitutivas do texto, com intuito de compreender, a partir dos efeitos de memória presentes na obra, como o sentido dos enunciados são determinados pela condição sóciohistórica em que é produzido e não somente pela associação à sua estrutura. Observa-se, também, em que medida sujeitos e discursos são constituídos no texto literário e estabelece um paralelo entre o episódio histórico (cuja discursivização posta pela história social promoveu Calabar à personificação da traição) e o período histórico em que se deu a produção da obra, para daí realizar uma leitura possível dos sentidos de traição. Dada a pluralidade do interdiscurso que atravessa toda a trama discursiva de Calabar, o elogio da traição, este trabalho centra-se na análise de alguns recortes que evidenciam a irrupção de questões socioideológica, na obra, revelando o conflituoso jogo das relações sociais reproduzido no discurso e imerso no texto. Dessa forma, o texto em questão, considerando sua discursividade, apresentou-se como objeto relevante para este estudo, que, descartando qualquer pretensão de totalidade, aponta caminhos possíveis para trabalhos futuros que ensejem contribuir para melhor entendimento do funcionamento dos discursos, bem como das relações humanas, no sentido socioideológico do uso da linguagem.
ASSUNTO(S)
calabar sujeito análise do discurso - teses trahison sujet memória discursiva linguistica guerra, ruy, 1931- calabar: o elogio da traição crítica e interpretação interdiscours traição interdiscurso buarque, chico, 1944 - calabar: o elogio da traição crítica e interpretação mémoire discursive
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1567Documentos Relacionados
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