Trahison
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
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1. CECI N’EST PAS VINGT CENTS: ESTRANHO OBJETO, RELEITURA E ACONTECIMENTO NOS PROTESTOS DE JUNHO DE 2013
Resumo Este trabalho focaliza a imagem Ceci n’est pas vingt cents, que circulou nos protestos de junho de 2013, como parte dos eventos que marcaram esse acontecimento. A imagem é uma releitura do quadro La trahison des images (1928/1929), de René Magritte, conhecido pelo enunciado que o integra, Ceci n’est pas une pipe. A investigação trabalha o conc
Ling. (dis)curso. Publicado em: 01/08/2019
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2. Calabar, o elogio da traiÃÃo : drama da memÃria ou trama na histÃria?
Cette recherche analyse le texte Ãcrit de la piÃce de thÃÃtre nommÃe  Calabar : o elogio da traiÃÃo Â, produite par Ruy Guerra, en 1973. Lâanalyse se fonde sur les postulats de lâAnalyse du Discours dâorientation franÃaise (donÃravant AD) et poursuit une ligne de recherche thÃorico-analitique. Le choix de cette oeuvre littÃraire comme objet
Publicado em: 2007
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3. Calabar, o elogio da traição : drama da memória ou trama na história?
Esta pesquisa analisa o texto escrito da peça de teatro Calabar: o elogio da traição, produzida por Chico Buarque e Ruy Guerra, em 1973. A análise pauta-se em postulados da Análise do Discurso de linha francesa (doravante AD) e segue uma linha de pesquisa teórico-analítico. A escolha dessa obra literária como objeto de estudo deve-se ao fato de que u
Publicado em: 2007
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4. Isto é um cachimbo
Partindo do quadro de René Magritte, La trahison des images (Ceci n'est pas une pipe), este texto pretende tecer um comentário sobre as relações entre arte e realidade. Visando esse objetivo, tentarei interpretar a obra do pintor belga à luz do ensaio heideggeriano sobre a "Origem da obra de arte", não sem antes passar em revista alguns resultados da a
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12
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5. Controlando o poder de matar: uma leitura antropológica do Tribunal do Júri - ritual lúdico e teatralizado / Une ethnographie de plusieurs séances de jugement de meurtre auxquelles on a assisté, entre 1997 et 2001, dans les cinq Cours dssises (Tribunais do Júri) de la Ville de São Paulo, Brésil
Cette thèse présente une ethnographie de plusieurs séances de jugement de meurtre auxquelles on a assisté, entre 1997 et 2001, dans les cinq Cours dssises (Tribunais do Júri) de la Ville de São Paulo, Brésil. Elle est orientée par quatre concepts-clé: jeu, rituel, drame et texte. La principale conclusion à laquelle on arrive est que ces jugements s
Publicado em: 2002