Autoritarismo e nacionalismo : o discurso oficial sobre o envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, através das páginas da revista "Cultura Política"

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

No presente trabalho, nos propomos a analisar, através do método de análise de conteúdo, o discurso oficial do Estado Novo, publicado na revista Cultura Política, editada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), sobre o envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Visamos verificar se ocorreria, nesses textos, a divulgação dos princípios e dos valores do Regime, desenvolvidos por intelectuais como Oliveira Vianna, Azevedo Amaral e Francisco Campos. Entendemos que esse material, publicado em Cultura Política, teria por objetivo realizar a propaganda do Regime, legitimando suas ações, e atualizar esse discurso oficial no contexto da Segunda Guerra Mundial, de forma a realizar a manutenção dessa forma de governo no poder. A realização da pesquisa desse material, que não havia sido analisado antes, pode ser considerada relevante para contribuir com os estudos sobre o Estado Novo e sobre o envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, tendo em vista a relevância atribuída pela historiografia à revista Cultura Política e o fato dela apresentar um considerável número de textos que abordam a questão da Guerra. No primeiro capítulo, apresentamos uma discussão historiográfica sobre o Estado Novo, sobre a revista Cultura Política e sobre o envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial. No segundo e no terceiro capítulo, apresentamos a análise do material pesquisado.

ASSUNTO(S)

brasil - histÓria - estado novo historia brasil - histÓria cultura polÍtica (revista) - histÓria e crÍtica guerra mundial ii, 1939-1945 - brasil

Documentos Relacionados