Assessment of Employment Policy for Persons with Disabilities in the City of MaracanaÃ-Ce / AvaliaÃÃo da PolÃtica de Emprego para Pessoa com DeficiÃncia no MunicÃpio de MaracanaÃ-Ce

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

11/02/2011

RESUMO

O presente trabalho identificou e avaliou as aÃÃes que consolidam a polÃtica de emprego para pessoas com deficiÃncia no MunicÃpio de MaracanaÃ, Estado do CearÃ. O trabalho foi realizado com pesquisa quantitativa, bem como com dados qualitativos que nos apoiaram no entendimento da subjetividade dos nossos sujeitos. O mÃtodo de anÃlise utilizado foi o de Estudo de Caso. Com a pesquisa bibliogrÃfica obteve-se aprofundamento dos estudos, que permitiu um reforÃo paralelo na anÃlise. A pesquisa de campo realizou-se no municÃpio de MaracanaÃ. A amostra constituiu-se de 127 pessoas com deficiÃncia, sendo que, destas, 23 foram familiares de deficientes, 02 entrevistas feitas com as psicÃlogas do Setor de Recursos Humanos de duas empresas e 01 tÃcnico do SINE/IDT e 01 tÃcnico da SuperintendÃncia Regional do Trabalho. O levantamento dos dados junto aos sujeitos realizou-se no perÃodo de marÃo a agosto de 2010. Para a coleta de dados foi aplicado um questionÃrio, realizadas entrevistas e tambÃm utilizado o diÃrio de campo. Os sujeitos da pesquisa foram pessoas com deficiÃncia que estÃo dentro e fora do mercado de trabalho, familiares, profissionais que prestam serviÃos em ÃrgÃos pÃblicos e recursos humanos de empresas. Na primeira parte do trabalho tem-se uma abordagem histÃrica das diferentes civilizaÃÃes, recorrendo a autores como Bianchetti (1988), Skiliar (1997) e Cavalcante (2001). Para refletir sobre pessoa com deficiÃncia e trabalhar com os conceitos de preconceito, exclusÃo e estigma, a fundamentaÃÃo construiu-se com o estudo de autores como Goffman (1988) e Sassaki (2006). Para tratar sobre questÃes pertinentes ao trabalho e sua importÃncia na ocupaÃÃo humana na perspectiva da pessoa com deficiÃncia, o embasamento teÃrico se deu com autores como Schruber (2002) e Carreta (2004). Para finalizar os eixos teÃricos, trabalhou-se as questÃes de cidadania e polÃticas pÃblicas na perspectiva da inclusÃo social e amparo legal para a pessoa com deficiÃncia; onde se buscou autores como Silva (2000) e Behring e Boschetti (2006) para dialogar. Conclui-se que, apesar de ainda existir a barreira do preconceito e da falta de conhecimento e qualificaÃÃo a respeito das potencialidades da pessoa com deficiÃncia, Ã possÃvel comprovar, como foi demonstrada na experiÃncia do Projeto Aprendiz, sua capacidade para o mercado de trabalho. Tal projeto forma um indivÃduo cada vez mais produtivo, reforÃando a luta pela inclusÃo destes sujeitos em todos os sentidos de sua vida.

ASSUNTO(S)

labour market evaluation pessoa com deficiÃncia e polÃticas pÃblicas prejudgement preconceito mercado de trabalho avaliaÃÃo people with disabilities and public policy politicas publicas mercado de trabalho - polÃtica governamental - avaliaÃÃo - maracanaÃ(ce) discriminaÃÃo - maracanaÃ(ce) deficientes - emprego - maracanaÃ(ce) deficientes - polÃtica governamental - avaliaÃÃo - maracanaÃ(ce)

Documentos Relacionados