Aspectos do duplo em orlando de virginia woolf e em orlanda de jacqueline harpman / Aspects of the double in virginia woolfâs orlando and jacqueline harpmanâs orlanda

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

Este trabalho apresenta uma anÃlise comparativa dos romances Orlando, de autoria da escritora inglesa Virginia Woolf e Orlanda, escrito pela belga Jacqueline Harpman. Declaradamente inspirada em sua antecessora, Harpman traz para dentro de Orlanda o texto de Woolf, a partir do prÃprio tÃtulo da obra, e joga abertamente com as tÃcnicas da parÃdia, da citaÃÃo, da alusÃo e da âmise en abyme,â as quais, por sua vez, jà haviam sido competentemente utilizadas por Woolf em Orlando. Assim o fazendo, Harpman reaprecia, quase sete dÃcadas depois, os questionamentos e a trajetÃria tÃcnica do romance Orlando, deslocando-os para o fim do milÃnio, atravÃs de uma reescritura que nos cabe aqui ressaltar. Por trÃs dos artifÃcios tÃcnicos, porÃm, o cerne da questÃo parece ser a insatisfaÃÃo de um sujeito que resiste a uma definiÃÃo unitÃria e unilateral, o que conduz nossa pesquisa a um estudo do duplo. ApÃs cotejar minuciosamente o texto de ambas as escritoras e demonstrar como Harpman desloca um a um os elementos chave presentes no texto de Woolf, a anÃlise prioriza o funcionamento do mito do duplo em ambas as narrativas, elegendo dois aspectos fundamentais desse mito que sÃo o Narciso e o AndrÃgino. AlÃm disso, o estudo inclui aspectos de outros mitos atrelados à âconstelaÃÃo mÃticaâ convocada pelas autoras, como Apolo e Daphne

ASSUNTO(S)

literatura inglesa romance - anÃlise comparativa harpman, jacqueline linguistica

Documentos Relacionados