Arranjos produtivos locais e custos de transação: um estudo comparativo dos arranjos capixabas de vestuário (Colatina) e rochas ornamentais (Cachoeiro de Itapemirim)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

19/09/2008

RESUMO

Apresenta os principais conceitos sobre aglomerados produtivos, com ênfase no termo de arranjos produtivos locais, discutindo de modo crítico a ausência de elementos que possibilitem um melhor entendimento das relações interfirmas. Utiliza-se na tentativa de aprimorar este conceito, a teoria de custos de transação, com ênfase sobre a questão dos ativos específicos, fazendo correlação entre o grau de desenvolvimentos dos APLs e a presença desses ativos. Nesse intuito, utiliza-se como estudo de caso, para verificação dessa hipótese, dois arranjos produtivos capixabas, que são analisados de forma comparativa, a fim de verificar o impacto de diferentes níveis de ativos específicos sobre o grau de maturidade do arranjo. Por fim, nota-se a relação direta entre esses elementos o que faz com que a presença de maiores níveis de ativos específicos tenha impacto importante na vantagem competitiva dos arranjos.

ASSUNTO(S)

arranjos produtivos locais custo de transação vestuário rochas ornamentais local productive arrangements textile marble and granite economia transaction costs

Documentos Relacionados