Andanças da donzela guerreira: Bradamante e Diadorim entre o oral e o escrito

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

30/11/2005

RESUMO

Bradamante e Diadorim, donzelas guerreiras que fazem as suas andanças nas obras O cavaleiro inexistente de ítalo Calvino e Grande sertão: veredas João Guimarães Rosa Esse é o objeto de estudo aqui apresentado e em que nos detivemos para analisar a construção de suas formas e peculiaridades a partir de uma abordagem que levou em consideração o diálogo desses escritores com a tradição oral e cavaleiresca, como também, o modo individual de cada um construir suas donzelas: enquanto Diadorim é objeto da enunciação de Riobaldo que a constrói segundo o seu ponto de vista; Bradamante é sujeito da enunciação, escreve a história sob uma perspectiva irônica e desestabilizadora. Em quatro capitules, procuramos seguir as andanças dessas donzelas e a narração de suas aventuras, a construção do disfarce e a função dramática, a manipulação do segredo e o amor dos companheiros d armas por essas mulheres voluntariosas e guerreiras. Para tanto, uma abordagem teórica que problemática a relação entre o oral e o escrito, entre linguagens e gêneros, entre épocas, entre estilos nos guiou e permitiu deslindar um fio que se estendia do romanceiro tradicional e das novelas de cavalaria para as obras de Ítalo Calvino e Guimarães Rosa. Confirmasse, assim, que o estudo da donzela guerreira, tema presente e recorrente em diferentes manifestações artísticas e culturais, precisa levar em conta, principalmente, o transito da palavra oral e escrita presente nas matrizes/nutrizes nas quais a donzela guerreira andou

ASSUNTO(S)

rosa, joao guimaraes 1908-1967 -- critica e interpretacao diadorim dialogismo (analise literaria) dialogism donzela guerreira oral-escrito comunicacao calvino, italo 1923-1985 -- critica e interpretacao bradamante warrior maiden oral-written

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