Analysis of the substance dependence criteria (DSM-IV) in daily cannabis users. / Análise dos critérios diagnósticos de dependência (DSM-IV) entre usuários diários de maconha.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Objetivo: Analisar entre usuários diários de cannabis, os sinais e sintomas da Síndrome de Dependência de Substância, tendo como referência os critérios diagnósticos do DSM-IV. Métodos: Foi utilizado o referencial qualitativo de pesquisa. A amostra intencional, de usuários diários de maconha da omunidade, foi composta por bola de neve. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, individuais e anônimas, com base nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). As entrevistas foram gravadas, para posterior transcrição e análise de conteúdo categorial. Resultados: Participaram deste estudo 24 pessoas (15 homens), com idades entre 18 a 49 anos. Apenas um entrevistado relatou compulsão para o uso. Os demais mencionaram planejamento do uso em suas rotinas diárias,sem identificar redução de atividades consideradas importantes. Prejuízo de memória foi citada por 17 entrevistados.Não foi relatada tolerância para a sensação de relaxamento, principal motivação para a continuidade do uso. Sintomas nos períodos de abstinência (irritação, insîonia e redução do apetite) se aproximaram mais de sentimentos de frustração e/ou dos conceitos de efeito rebote ou off-set. Apesar de apenas quatro terem preenchido diagnóstico de dependência, 16 se consideravam dependentes. Conclusões: Os critérios diagnósticos do DSM-IV podem não identificar usuários diários de cannabis como dependentes, ainda que eles se considerem. As especificidades em relação à tolerância e controle/compulsão parecem diminuir a probabilidade de preenchimento de critérios diagnósticos.

ASSUNTO(S)

pesquisa qualitativa. transtornos relacionados ao uso de substancias/diagnostico psicobiologia manual diagnostico e estatistico de transtornos mentais cannabis cannabis

Documentos Relacionados