Analise dos benefÃcios clÃnicos do tratamento adjuvante com Tamoxifeno em pacientes com cÃncer de mama no Hospital do CÃncer do Cearà durante o perÃodo de abril/1999 a abril/2004. / Analysis of the clinical benefices of adjuvant treatment with tamoxifen in patients with breast cancer in the Hospital Cancer CearÃ: April/1999 â April/2004.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/07/2009

RESUMO

O cÃncer à um dos principais problemas de saÃde pÃblica em muitas partes do mundo e o cÃncer de mama à o mais comum em mulheres no mundo ocidental. Tamoxifeno tem sido o principal tratamento endÃcrino adjuvante por muitos anos. à o fÃrmaco mais prescrito no tratamento do cÃncer de mama, principalmente na modalidade adjuvante em pacientes prà ou pÃs menopausadas, receptor de estrÃgeno e/ou progesterona positivos, tambÃm utilizado no tratamento da doenÃa localmente avanÃada e metastÃtica e em menor proporÃÃo nas pacientes com contra-indicaÃÃo formal de cirurgia ou que se recusam a se submeter a esta modalidade de tratamento. Na neo-adjuvÃncia à utilizado apenas em ensaios clÃnicos. O tamoxifeno diminui, na adjuvÃncia por 5 anos, a probabilidade de recidiva em 47% e de morte por cÃncer de mama em 26%. Seus dois principais efeitos colaterais, apesar de raros, sÃo: aumento da prevalÃncia de cÃncer de endomÃtrio e de fenÃmenos tromboembÃlicos. Este estudo teve como objetivo avaliar os principais benefÃcios e recidivas tumorais em pacientes portadoras de cÃncer de mama tratadas com tamoxifeno, na forma adjuvante, acompanhadas no Instituto do CÃncer do CearÃ, no perÃodo de abril de 1999 a abril de 2004. A anÃlise dos pacientes avaliados foi feita de acordo com o estadiamento clÃnico e patolÃgico, receptores hormonais, e comparadas com dados histÃricos, bem como o efeito protetor no aparecimento de um segundo cÃncer na mama contralateral, recidiva local ou à distÃncia, de acordo com o estadiamento clÃnico e patolÃgico e, por fim, avaliou-se a qualidade da informaÃÃo e dos dados contidos nos prontuÃrios das pacientes do estudo. ProntuÃrios de duzentos e setenta e nove pacientes foram analisados quanto aos dados sÃcio-demogrÃficos, idade, status menopausal, estadiamento clÃnico e patolÃgico, dosagem de receptores de estrÃgeno e progesterona, casos de cÃncer de endomÃtrio, modalidade de tratamento, causas de Ãbito, tipo histolÃgico e status dos linfonodos axilares. Verificou-se que a maioria dos resultados encontrados està de acordo com os dados da literatura, ou seja, que o grupo de pacientes com estadiamento clÃnico inicial, a exemplo do EstÃdio ClÃnico I, tratadas com tamoxifeno, apresentaram maior beneficio clÃnico, quando comparado com o grupo com doenÃa localmente avanÃada, bem como menos metÃstases e recidivas, benefÃcio para pacientes positivos para receptores estrogÃnicos. A anÃlise dos dados teve prejuÃzo resultante da qualidade dos registros realizados nos prontuÃrios, ressaltando a importÃncia de se estimular os mÃdicos a documentar, de forma clara e legÃvel, o maior nÃmero de informaÃÃes possÃveis, nÃo apenas as positivas, mas todas aquelas que possam ter relaÃÃo com a utilizaÃÃo de qualquer medicamento prescrito e, ainda, a importÃncia da confirmaÃÃo do receptor hormonal.

ASSUNTO(S)

farmacologia tamoxifeno neoplasias da mama taxa de sobrevida tamoxifeno - uso terapÃutico toxicidade de drogas tamoxifen breast neoplasms survival rate tamoxifen â therapeutic use tamoxifeno â toxicity

Documentos Relacionados