AnÃlise do desempenho de receptores adaptativos de mÃxima verossimilhanÃa aplicados ao sistema de comunicaÃÃo mÃvel padrÃo TIA/EIA/IS-54.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Neste trabalho sÃo avaliados os desempenhos de trÃs receptores, verificando sua aplicabilidade ao sistema de comunicaÃÃo mÃvel IS-54. Os receptores empregam as seguintes tÃcnicas de estimaÃÃo: EstimaÃÃo de seqÃÃncia de mÃxima verossimilhanÃa (MLSE), estimaÃÃo de seqÃÃncia em blocos (BSE) e estimaÃÃo com processamento por sobrevivente (PSP).Todos os receptores empregam um filtro fixo, casado apenas com o filtro transmissor e que nÃo correlaciona as amostras do ruÃdo adicionado pelo sistema. No receptor MLSE, sÃo incorporadas modificaÃÃes no estimador do canal, aprimorando sua caracterÃstica de rastreamento. No receptor BSE, a seqÃÃncia recebida à processada em blocos de sÃmbolos. O receptor PSP tem como caracterÃstica principal, o emprego de estimativas dos coeficientes do canal especÃficas para cada ramo da treliÃa. Devido a este fato, a quantidade de processamento requerida pelo PSP à superior aos demais receptores. Os desempenhos dos trÃs receptores sÃo avaliados considerando as exigÃncias mÃnimas de desempenho, especificadas pela norma IS-55, para transmissÃes atravÃs de canais com desvanecimento plano e com desvanecimento seletivo em freqÃÃncia. Verifica-se que os trÃs receptores atendem parcialmente as exigÃncias da norma, sendo que o receptor PSP à aquele que apresenta melhor desempenho. Com este trabalho desenvolveu-se um conjunto de ferramentas para anÃlise do comportamento dos sistemas rÃdio mÃveis, padrÃo IS-54, para vÃrias estruturas de detecÃÃo/estimaÃÃo.

ASSUNTO(S)

rÃdio celular estimaÃÃo de sistemas telecomunicaÃÃes sistemas mÃveis via rÃdio comunicaÃÃes mÃveis via terrestre detecÃÃo de sinais telefonia

Documentos Relacionados